Raízes históricas

Luta pela terra em tempo de pandemia: programa Bem Viver traz experiências pelo país

Pautas abordam suspensão de despejo de assentamento em Goiás e relatório sobre a situação do povo Yanomami em Roraima

Ouça o áudio:

Garantia de terras para a reforma agrária popular e para os povos tradicionais está associada a preservação e conservação dos biomas
Garantia de terras para a reforma agrária popular e para os povos tradicionais está associada a preservação e conservação dos biomas - Foto: Juan Doblas
Parece que a eleição de Bolsonaro serviu como uma autorização da ilegalidade

O programa Bem Viver desta quarta-feira (10) adentra a luta pela terra em dois casos que envolvem a pandemia de covid-19 pelo país. Além disso, as experiências trazem as relações do Estado diante do reconhecimento de terras e da efetivação de direitos populares.   

O começo da edição traz a emoção das 45 famílias do Acampamento Che Guevara, do Movimento dos Trabalhadores Rurais (MST), em Piranhas (GO), diante de uma decisão provisória de suspensão de despejo no local. 

:: MST lança aplicativo para mapear plantio de árvores pelo Brasil ::

Nesta terça-feira (9), o Tribunal de Justiça de Goiás voltou atrás da decisão anterior de 20 de janeiro deste ano, que determinava a saída das famílias. Um dos motivos da suspensão é a situação de crises agravadas pelo novo coronavírus. 

O Acampamento Che Guevara está há cinco anos no processo de regularização fundiária, após o próprio Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) reconhecer que o território não cumpria uma função social. Mas, nos últimos meses, houve um recuo do Incra diante dos direitos das famílias sem-terra.  

:: Itamar Vieira Jr: “O Brasil está encalhado no passado, que resiste em ser superado” ::

O Bem Viver também abordou a omissão do Estado diante das terras Yanomamis, em Roraima, demarcadas desde 1992. Para tanto, o programa entrevistou a antropóloga Ana Maria Machado sobre a contaminação de covid-19 como um dos problemas decorrentes das invasões no território indígena. 

Ana Maria Machado é uma das autoras do relatório Xawara: rastros da covid-19 na terra indígena Yanomami e a omissão do Estado.   

"A junção da alta do mercado do ouro desde 2008 com o desmonte de políticas públicas - principalmente depois da eleição de Bolsonaro -  fez com que o garimpo ilegal tomasse proporções absurdas", destaca a antropóloga. 

:: Villas Bôas revela atuação política do Exército que culminou na eleição de Bolsonaro ::

A entrevista fez um balanço sobre o histórico abandono aos povos indígenas Yanamami e o avanço do garimpo ilegal como um dos principais vetores da doença na região.  

"Hoje, estima-se que há cerca de 20 mil garimpeiros invadindo a terra Yanomami. Apesar de ser uma atividade claramente ilegal, parece que a eleição de Bolsonaro serviu como uma autorização da ilegalidade", critica Ana Maria Machado.  

Covid-19

O Bem Viver traz também os detalhes sobre a missão da Organização Mundial da Saúde (OMS) dedicada a investigar as origens do Sars-CoV-2, conhecido como novo coronavírus.

:: Brasil completa 20 dias com média de mortes por covid acima de mil ::

Um grupo de cientistas está na cidade chinesa de Wuhan desde 14 de janeiro deste ano. O local registrou o primeiro grupo conhecido de infecções pelo novo coronavírus. A OMS suspeita que o vírus possa ter circulado em outros lugares antes de chegar à cidade.  

Assim, nesta terça-feira (9), a Organização afirmou que não há evidências de que a pandemia de covid-19 teve como primeiro epicentro o mercado de frutos do mar de Huanan em Wuhan, na China.


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: SpotifyGoogle PodcastsItunesPocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Daniel Lamir