Minas Gerais

FESTA

Carnaval: Prefeituras em MG fazem concursos e programações online

Para não passar a data em branco, cidades mineiras investem em formas de comemorar em segurança Da Redação

Belo Horizonte | Brasil e Fato MG |
A TV Rede Minas exibe, nesta sexta (12), às 20h30, a live “Carnaval Virtual da Rainha”, com Daniela Mercury. - Créditos: Divulgação

Por conta da pandemia, e consequente proibição das festas de carnaval para evitar aglomerações e contaminações, a folia de 2021 será comemorada de forma diferente, com muito menos (ou nenhum!) contato.

Várias programações oficiais foram pensadas por prefeituras em todo o estado, desde lives a concursos de marchinhas e fotos antigas. Confira:

Na Televisão

A TV Rede Minas exibe, nesta sexta (12), às 20h30, a live “Carnaval Virtual da Rainha”, com Daniela Mercury. O show vai apresentar a música “Quando o carnaval chegar”, composta em homenagem a Moraes Moreira e gravada com Gal Costa, lançada oficialmente este mês. Margareth Menezes é a grande convidada de Mercury para a apresentação. A live conta com cenografia desenvolvida por Peu Caldas e Daniela Mercury.

Belo Horizonte

Integrante do Circuito Liberdade, o Museu das Minas e do Metal promove o Carnaviola entre 12 e 16 de fevereiro. Ao longo de quatro dias, sempre às 15 horas, neste canal do Youtube, Chico Lobo vai conduzir a apresentação, junto com os violeiros convidados Wilson Dias, Bilora, Renato Caetano, Quincas da Viola, além da cantora Déa Trancoso e das apresentações do contador de causos e poeta Tadeu Martins.

Já o Memorial Minas Gerais terá duas programações temáticas. No dia 12, sexta-feira, às 18h, apresenta o projeto Reflexões sobre o Carnaval em BH, com foco nas ações educativas e produções culturais, com Nancy Mora e Wesley John. A ação será realizada no perfil do Instagram. E no dia 14, às 10h, no canal do Youtube, haverá um momento de fala de Guto Borges, apresentando o projeto Rainha Que Já Não Tem Coroa:  Carnaval e Esquecimento em Belo Horizonte (acessível em libras), uma reflexão sobre a festa momesca na capital mineira.

Quem curte músicas históricas de carnaval não pode perder o Sarau Especial de Carnaval do Minas Tênis Clube, que vai acontecer virtualmente na sexta-feira (12), a partir das 18h, no canal do youtube do Clube. Participam os artistas Octávio Cardozzo, cantando “Máscara Negra”; Luiza Lara com “Aquarela brasileira”; Nath Rodrigues com “Baianidade Nagô”; Manu Dias com “Rap da Felicidade”; e Isaddora com “Evidências”.

A Casa Fiat de Cultura, que está fechada para visitas, apresenta, dia 21, das 11h às 12h30, em uma transmissão ao vivo, o projeto Encontros com Patrimônio sobre Chiquinha Gonzaga – Memória de Eternos Carnavais. As inscrições são gratuitas e acontecem pelo Sympla.

Tiradentes

Tiradentes, na região central de Minas Gerais, promove o concurso online de marchinhas de Carnaval, que estão disponíveis para votação na página oficial da prefeitura no Facebook.

Além disso, a prefeitura, a Associação Empresarial e a associação dos blocos de carnaval realizam o Circuito Gastronômico de Carnaval: 34 restaurantes locais criaram pratos que homenageiam os blocos carnavalescos.

Diamantina

Em Diamantina, o Carnaval online recebeu o nome de Alegria em Casa e acontece de sexta (12) a domingo (14), com shows de Hozanon Leal e Tô Chegando, Heloísa Almeida e Banda e Sambeco. A transmissão acontece pelo canal “Viva Diamantina”, no YouTube, e pela página de mesmo nome no Facebook. Às 19h, na sexta e no sábado, e às 16h, no domingo.

Ouro Preto

Em Ouro Preto, na quarta-feira (10), a prefeitura realizou abertura da exposição online “Nosso Carnaval, Nossa história”, com elementos que rememoram a festa, um dos destaques da cidade.

Na programação online, acontece o concurso virtual “Beleza Pura”, o concurso de samba-enredo com as escolas de samba ( com transmissão ao vivo no domingo e na segunda), e um roteiro gastronômico com participação dos restaurantes locais.

Entre Rios

O município de Entre Rios de Minas realiza um concurso de marchinhas de carnaval com objetivo de resgatar e divulgar a tradição e incentivar a criatividade dos compositores populares.

O evento será realizado na modalidade virtual, com publicação e divulgação dos vídeos no canal da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Entre Rios de Minas. A votação vai até o dia 16 de fevereiro e acontece em duas partes: uma passa pela comissão técnica e outra por voto popular, que será contabilizado pelo número de “curtidas” em cada vídeo. Serão três vencedores, com premiação em dinheiro.

Patrocínio

Na cidade de Patrocínio estão abertas, até o dia 16 de fevereiro, as inscrições para o 1º Concurso de Marchinhas para o Carnaval Virtual. Para participar é necessário gravar um vídeo autoral com a música que vai concorrer ao prêmio.

É fundamental que o gênero seja marchinha carnavalesca e tenha duração de até três minutos. O passo seguinte é preencher um formulário e enviar tanto o vídeo como o documento pelo WhatsApp para o número (34) 9 9927-4235. Serão quatro vencedores e a premiação inclui dinheiro, jantar especial e instrumento musical.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Presidente Bernardes

Fazem parte da programação “Carnaval em Casa 2021” a live “Grito de Carnaval”, no dia 14, às 17h, com a banda Fiasco, que será transmitida pela página oficial da prefeitura no Facebook, e o concurso virtual de fotos “O Carnaval que marcou época pra você”.

Para participar, basta enviar um e-mail com a foto escolhida e o assunto “Quero Participar” para o endereço [email protected]. Os dois vencedores serão premiados com brindes.

Espaços que ficarão abertos no carnaval

Alguns dos equipamentos culturais sob a gestão da Secretaria Estadual de Cultura, além de outros que integram o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, bem como espaços que fazem parte do Sistema Estadual de Cultura e Turismo, seguem abertos de 15 a 17 de fevereiro.

No Circuito Liberdade, o Museu Mineiro, o Museu dos Militares Mineiros e o Centro de Arte Popular estarão abertos de acordo com as programações vigentes. A exceção é para as galerias de arte da Fundação Clóvis Salgado – complexo cultural do Palácio das Artes e a Câmera Sete – Casa da Fotografia de Minas Gerais, que estarão fechados no período.

Interior de Minas

No interior, o Museu Casa Alphonsus de Guimaraens (Mariana), o Museu Casa Guignard (Ouro Preto), o Museu Casa Guimarães Rosa (Cordisburgo) e a Fundação de Arte de Ouro Preto – FAOP (Ouro Preto) também estarão abertos.

Edição: Rafaella Dotta