Indefinição

Conselho Eleitoral pode decidir por recontagem nas eleições presidenciais do Equador

Candidato progressista Andrés Arauz segue como único nome confirmado no 2º turno; Yaku Pérez pede recontagem

|
O candidato presidencial equatoriano da aliança União pela Esperança (Unes), Andres Arauz, está garantido no segundo turno: disputa acirrada pela outra vaga - RODRIGO BUENDIA / AFP

A presidente do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) do Equador, Diana Atamaint, disse nesta quinta-feira (11) que o órgão eleitoral deveria aprovar um pedido de recontagem em algumas províncias do país.

pedido foi feito pelo candidato à Presidência Yaku Pérez, do partido indígena Pachakutik, após o direitista Guillermo Lasso ultrapassá-lo e assumir o segundo lugar na apuração. O progressista Andrés Arauz é o único definido para o 2º turno e a outra vaga está sendo disputada voto a voto pelo indígena e o empresário.

Leia mais: Candidato ecossocialista do Equador: indígena e apoiador dos golpes na América Latina

Ainda na quinta-feira (11), a apuração alcançou 99,89% das atas processadas e Lasso ampliou ainda mais sua vantagem sobre Yaku Pérez. O empresário de 65 anos, candidato pelo Movimento CREO, tem 19,71% dos votos, uma diferença de mais de 22 mil votos sobre o líder indígena, que aparece com 19,44%.

Após ser ultrapassado por Lasso na apuração, Pérez falou em "fraude eleitoral" e, mesmo sem apresentar provas, disse que pediria recontagem nas províncias de Guayas (onde fica Guayaquil), Manabí, Esmeraldas, Los Ríos, El Oro e Pichincha (onde fica a capital Quito).

Leia também: Equador: Arauz garantido no segundo turno; disputa acirrada por outra vaga

Pelo Twitter, a presidente do órgão eleitoral equatoriano disse que "para ratificar a transparência desse processo, considero que a direção do CNE deve aprovar [o pedido de recontagem]".

Pérez e Lasso

O candidato indígena, que concorre pela primeira vez à Presidência, insiste em dizer que foi o segundo mais votado e que existem problemas na contagem de atas de seções eleitorais.

Pérez chegou a convocar uma marcha nesta quinta em frente à sede do CNE de Guayas, que fica em Guayaquil. A manifestação, segundo o jornal El Comercio, reuniu centenas de pessoas que diziam estar ali para "verificar" o processo de apuração.

Opinião: Eleições no Equador: entre a esquerda e o projeto neoliberal

Pelo Twitter, o candidato ainda convidou o direitista Guillermo Lasso para "um acordo". "O convido a um diálogo no CNE de Quito para solicitar, junto com outros candidatos, a abertura de urnas e uma contagem voto a voto com um delegado de cada partido e diante dos observadores da OEA", disse Pérez.

Tensão

A indefinição de quem iria disputar a segunda volta com Arauz provocou tensões no país, obrigando o CNE a convocar uma reunião com os três candidatos para tentar assegurar que a apuração ocorre com transparência.

Desde o começo da semana, Lasso tentava mostrar otimismo. “Tenham confiança e a tranquilidade de que, assim que soubermos 100% dos resultados, estaremos no segundo turno”, disse, em vídeo publicado no Twitter.

Da mesma maneira, Pérez já alertava para uma possível "fraude". “Os resultados estão aí, só que uma mão invisível quer magicamente distorcer e fazer nosso voto ir para outro lugar, mas neste momento vemos que é irreversível que estejamos no segundo turno”, defendeu, em entrevista ao canal Teleamazonas.

Arauz, por sua vez, apelou aos atores políticos à "paciência, prudência e não violência" em vista da publicação final dos resultados eleitorais e pediu celeridade ao órgão eleitoral. Segundo o candidato, para ele, não importa o adversário na próxima rodada.