Longe do coronelismo

Programa Bem Viver destaca produção sustentável de cacau na Bahia

Atração traz também a história do Carnaval e dicas de culinária para colocar fim ao preconceito contra o jiló

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Agricultura familiar muda história do cacau. - Alexandre Brondino/ Unsplash

O programa Bem Viver na televisão chega a sua terceira edição com uma história que desafiou o coronelismo histórico que permeia a produção de cacau no Brasil. A apresentadora e jornalista Luana Ibelli fala sobre a produção do fruto em uma assentamento da reforma agrária na cidade de Arataca (BA).
 

No quadro Momento Agroecológico, o trabalho das famílias assentadas com foco na sustentabilidade e nos direitos humanos é destaque. A produção é reconhecida internacionalmente e quebra a dinâmica exploratória usualmente vista nesse tipo de lavoura. 

O programa também aborda as consequências que o uso excessivo de ferramentas tecnológicas, como o celular e o computador, podem trazer para a saúde mental. O debate busca soluções para tornar o tempo conectado mais saudável e não exagerar no uso.

Além de trazer dicas sobre como planejar a alimentação do dia a dia, o programa convida os espectadores a perder o preconceito com o jiló. A cozinheira Letícia Massula ajuda nessa missão, no quadro Comida de Verdade.

Como não dá para esquecer do Carnaval, mesmo de quarentena, no Bem Viver a história da festa vai ser destaque, para matar a saudade, aprender coisas novas e se preparar para o próximo ano.

Programa Bem Viver na rádio

O Bem Viver estreou na Rádio Brasil de Fato em dezembro de 2018, com o objetivo de levar um bate-papo descontraído para o ouvinte sobre agroecologia, saúde e alimentação saudável.

Atualmente, o programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo, 93,3 FM na Baixada Santista e outras 20 rádios.

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify, Google Podcasts, iTunes e Deezer.

Serviços

Onde assistir: nas redes sociais do Brasil de Fato (Facebook e YouTube) e na TVT.

Quando: sábado, às 11h30; reprise aos domingos, às 13h30

Para mais informações à imprensa: Vitória Rocha - [email protected]

Edição: Mauro Ramos