PONTO FACULTATIVO

Carnaval é cancelado em todo país, mas bancos estarão fechados segunda e terça-feira

Atividades serão retomadas na quarta-feira (17) após 12h

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

As contas de consumo e carnês com vencimento nas respectivas datas poderão ser pagos também na quarta (17) sem acréscimo de juros  - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Apesar do Carnaval ter sido suspenso na maioria dos estados brasileiros, cancelando o ponto facultativo do feriado, os bancos manterão as portas fechadas para o atendimento ao público nesta segunda (15) e terça-feira (16).

O expediente será retomado somente na quarta (17), às 12h. O encerramento do atendimento seguirá o horário normal do fechamento das agências.

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as contas de consumo e carnês com vencimento nas respectivas datas poderão ser pagos também na quarta-feira (17) sem acréscimo de juros. 

Leia mais: Confira quais capitais brasileiras cancelaram o ponto facultativo no carnaval

Geralmente, as datas de pagamento já são ajustadas ao calendário de feriados nacional e estaduais. Mas, caso isso não tenha ocorrido, a Federação indica que, no caso dos títulos que têm código de barras, o pagamento seja agendado nos caixas eletrônicos, internet banking ou pelo atendimento telefônico dos bancos.

Em nota, a Febraban também informa que “nas localidades em que as agências fecham normalmente antes das 15h, o início do atendimento ao público será antecipado, de modo a garantir o mínimo de 3 horas de funcionamento".

Edição: Rogério Jordão