Desafios no Brasil

Do campo à mesa: programa Bem Viver aborda condições de trabalho e alimentação

No Brasil, custo de uma refeição sobe enquanto trabalhadores da agricultura familiar tem auxílio emergencial vetado

Ouça o áudio:

O arroz, batata, feijão e a carne vermelha registraram aumento significativo - Pixabay
Dados do IBGE apontam que 70% do que chega na sua mesa vem dos pequenos agricultores

A edição do programa Bem Viver desta quarta-feira (18) dedica atenção ao prato de comida do brasileiro: desde o campo onde trabalham a agricultura familiar até o alimento nas mesas das cidades.

O programa traz uma reportagem sobre o atual registro de aumento no preço da alimentação, ao mesmo tempo de relatar o impasse de inexistência de auxílio emergencial para a agricultura familiar em meio à pandemia de covid-19. 

:: Ferramenta ajuda consumidor a identificar reajuste abusivo em planos de saúde ::

No Bem Viver também ganham destaque as gorduras essenciais para o corpo humano, tema da reportagem produzida pela Rádio da Universidade de São Paulo (USP). A edição contou ainda com a participação da cantora Sharylaine, pioneira na cena do Rap Nacional. 

:: Cru, torrado ou em pasta: conheça os benefícios do gergelim ::

Agricultura Familiar

Famílias do campo continuam aguardando um socorro estatal para amenizar os prejuízos que vêm se acumulando para o segmento ao longo da pandemia.

Apesar da importância para o abastecimento de alimentos nas cidades, a agricultura familiar brasileira enfrenta uma onda de impasses promovidos pelo governo federal para adquirir auxílio emergencial. 

A agricultora Marlene Weber Klassmann, de 56 anos, teme a interrupção da produção de alimentos sem a ajuda estatal.

“A gente ficou na esperança de que ia chegar isso [auxílio emergencial], mas nunca veio. E o pior é que já vínhamos de uma seca muito grande aqui [Selbach, região central do Rio Grande do Sul] desde 2019. Juntou isso com a pandemia, e teve gente aqui que ficou no desespero" afirma Marlene.

Com o último veto dado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), agora, a decisão de ceder o auxílio só pode ser revertida pelo Congresso Nacional, em caso de derrubada do veto.

:: Banco do Brasil, Caixa e Petrobras já estão sendo privatizados, alerta Rita Serrano ::

Preço dos alimentos

Enquanto a produção de alimentos encontra desafios no país, o valor dos alimentos custa significativamente mais alto para o bolso de toda a população.

Em 2020, somente o arroz subiu 83%, a carne teve variação de 12% a 28% e o frango aumentou 15%. O gás de cozinha também subiu, fazendo com que se torne mais difícil vender um prato feito assim como adquirir comida - seja ela pronta ou não. 

:: Brasil vive "apagão de dados" da covid entre indígenas e quilombolas, diz pesquisador ::

Entendendo o corpo humano

Você sabia que nem todas as gorduras fazem mal ao corpo humano? Pois é, o programa Bem Viver abre espaço para abordar as gorduras essenciais para a saúde.

No tecido que compõe o nosso corpo, existem 6 tipos diferentes de gorduras, classificadas em: essencial, marrom, bege, subcutânea e a visceral. Para manter a quantidade equilibrada de gorduras, é necessário garantir a ingestão adequada de alimentos com determinadas substâncias. 

:: 47 anos sem Mestre Bimba da Capoeira Regional: luta e resistência ::

Pioneira do rap nacional

Há 35 anos atuando no Rap Nacional, a rapper paulista Sharylaine relembra sua trajetória no programa Bem Viver. Sharylaine começou a cantar em São Paulo no ano de 1986, com o grupo Nação Zulu. O nome advém da “Zulu Nation”, fundada pelo lendário Afrika Bambaataa nos EUA, em 1973.


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: SpotifyGoogle PodcastsItunesPocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Edição: Daniel Lamir