Rio Grande do Sul

Agricultura

Maior produtor de arroz orgânico da América Latina, MST inicia colheita

Assentados do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra do RS estimam colher mais de 12 mil toneladas na safra 2020/2021

Os gaúchos Sem Terra já iniciaram a colheita de arroz orgânico da safra 2020-2021 - Maiara Rauber

Os assentados do Rio Grande do Sul produzem arroz orgânico há mais de vinte anos. Depois de muita luta e trabalho, tornaram-se os maiores produtores do alimento sem veneno da América Latina.

Na safra de 2020/2021, os camponeses estimam colher mais de 12,4 mil toneladas, cerca de 248 mil sacas de 50 kg do produto, em aproximadamente 2.740 mil hectares. Em todo o estado, a produção do alimento se dá por 389 famílias, em 12 assentamentos, três unidades de pequenos agricultores familiares, em 11 municípios gaúchos das regiões Metropolitana, Sul, Centro Sul e Fronteira Oeste.

A família gaúcha Sem Terra Krupinski, do Assentamento Jânio Guedes da Silveira, em São Jerônimo, foi a primeira a colher o arroz orgânico nesta safra, no início de fevereiro deste ano. Ela e outras nove famílias produtoras já finalizaram a colheita em 90 hectares. No total, os camponeses colheram 9.300 mil sacas do produto.

Nesse mesmo assentamento, os assentados mantém uma unidade de observação e pesquisa, que visa o aumento da produtividade através de manejo ecológico e recuperação do solo com adubação verde. A experiência se realizará por 3 anos. De acordo com Nelson Krupinski, assentado e produtor, nesta safra o experimento já produziu muitas observações fundamentais para o manejo orgânico do arroz.

18º Festa da Colheita do Agroecológico

No final de março, os Sem Terra farão a tradicional Festa da Colheita do Arroz Agroecológico. No entanto, o evento irá ocorrer de forma online devido a pandemia do coronavírus. Em 2021 a festa completa sua 18º edição e terá um caráter ampliado pelas redes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

A Festa da Colheita do Arroz Agroecológico será transmitida pelas rede sociais do movimento:

Facebook: https://www.facebook.com/MovimentoSemTerra e https://www.facebook.com/midiasemterra

Instagram: https://www.instagram.com/rs_mst/ e https://www.instagram.com/movimentosemterra/

YouTube: https://www.youtube.com/user/videosmst


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Página do MST