OUÇA O ÁUDIO

PMs planejaram forjar agressões após espancar e prender MC Salvador da Rima em SP

Vídeo gravado no momento mostra diálogo entre policiais: “Machuca a mão aí negão, o rosto”

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Gabriel Salvador, espancado por policiais que participaram da ação, teria sido prendido por desacato - Foto: Reprodução/Internet

Gabriel Salvador, o MC Salvador da Rima, foi alvo de agressões de policiais militares na tarde deste sábado (27), na zona leste de São Paulo. Vídeos gravados por outros jovens que estavam no local mostram o cantor sendo enforcado e recebendo chutes dos oficiais, mesmo rendido. 

As imagens que circulam amplamente nas redes sociais mostram o MC sendo retirado de uma residência à força. Os policias reagiram com gás de pimenta para afastar pessoas que tentavam impedir a detenção de Salvador, levado para o 67º DP.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Mães de Maio (@movimentomaesdemaio)

De acordo com informações do UOL, a defesa do cantor explicou que o conflito se iniciou após um policial multar um carro que estava estacionado em frente ao local onde o MC e outros jovens estavam. Ao questionar o motivo da multa, o artista teria discutido com um dos agentes, que teriam o prendido por desacato.

Um dos vídeos registraram o momento em que os policiais, entre risos, falaram sobre forjar agressões para justificar a prisão.

“Machuca aí, negão, a mão. O rosto. Ele falou que éramos equipe de gordos. Não somos gordos não, somos maromba", teria dito um dos policiais. “Tem que apresentar nóis (sic) como vítima mesmo”.

Em seguida, outra voz afirmou que bateria a testa para endossar a narrativa que os policias teriam sido agredidos.

Confira:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Tippografiasbr em 🏡 (@tippografiasbr)

Em nota enviada ao Brasil de Fato, a Secretaria de Segurança Pública de SP (SSP) afirmou que uma equipe da PM foi acionada ao Itaim Paulista e constatou aglomeração de pessoas no local. Salvador teria desrespeitado ordem dos agentes e os hostilizado, razão pela qual foi dada a voz de prisão.

"Não houve ilegalidade na ação dos policiais, no entanto, os procedimentos serão analisados do ponto de vista técnico-operacional e administrativo. Em relação ao suposto áudio atribuído aos policiais, ele é improcedente vez que nenhum agente policial declarou no registro da ocorrência qualquer lesão sofrida durante a ação. A Polícia Militar reforça que estamos vivendo um momento crítico do contágio da Covid-19 e a população precisa respeitar as determinações dos órgãos de saúde para evitar a contaminação e preservar vidas", diz o texto.

Edição: Daniel Lamir