Paraná

MEDIDAS MUNICIPAIS

Curitiba adota medidas de bandeira vermelha enquanto mantém a laranja

A partir do dia 27 (sábado), tudo que não é serviço essencial foi obrigado a fechar

Curitiba (PR) |
Ou seja, mais uma vez Rafael Greca (DEM) adota medidas que não correspondem com os protocolos - Reprodução Instagram

Após o decreto do Governo do Estado determinando o lockdown parcial no Paraná, a prefeitura de Curitiba seguiu as recomendações que restringe a circulação de pessoas.

A partir do dia 27, tudo que não é serviço essencial foi obrigado a fechar: comércio, shoppings, academias, escolas, entre outros. Além disso, foi proibida a circulação de pessoas após às 20h00 até as 05h00. Parques foram fechados e aglomerações serão impedidas com multas e até a possibilidade de prisão.

“Entre as atividades não essenciais com veto de funcionamento estão, por exemplo, os shopping centers, bares, comércio de rua, galerias e centros comerciais, salões de beleza e barbearias, cinema, teatro, circo, casas noturnas, parques temáticos e infantis, museus, casas de eventos e recepção”, diz o comunicado da gestão municipal ao seguir decreto estadual.As medidas estão previstas no protocolo de bandeiras da Prefeitura de Curitiba. No entanto, todas elas se encaixam na bandeira vermelha.

Como funciona a pontuação?

O protocolo determina que “o cálculo da bandeira final de cada semana é obtido por meio do arredondamento da média ponderada das bandeiras
dos indicadores (conforme os pesos aplicados). Para fazer a média das bandeiras, atribuiu-se um valor à bandeira de cada indicador”.

No entanto, o último indicador publicado no boletim municipal atribuiu pontuação 2,05 o que, em tese, mantém a cidade na bandeira laranja. Esse mesmo boletim coloca o índice de propagação do vírus, de mortes e de ocupação de leitos no vermelho.

Ou seja, mais uma vez Rafael Greca (DEM) adota medidas que não correspondem com os protocolos que a gestão diz obedecer e colocam em dúvida os critérios para definir o combate à Covid-19.

 

Edição: Pedro Carrano