Entreguismo

Jornal Brasil Atual Edição | 1° de março de 2021

População está sendo penalizada por política de Preço de Paridade de Importação, diz coordenador geral da FUP

Ouça o áudio:

Ação de solidariedade em Curitiba (PR), na qual foram doados 520 cargas de gás de cozinha e 15 toneladas de alimentos pelo Sindipetro-PR/SC e o MST, em meio à pandemia - Giorgia Prates/BdF PR

A Petrobras anunciou nesta segunda-feira (1°), um novo aumento nos preços da gasolina, do óleo diesel e do gás de botijão vendidos nas refinarias. A partir de amanhã, a gasolina ficará 4,8% mais cara, ou seja, R$ 0,12 por litro. O combustível será vendido às distribuidoras por R$ 2,60 por litro.

Para falar sobre o quinto aumento dos combustíveis no ano, o Jornal Brasil Atual Edição da Tarde recebe Deyvid Bacelar, coordenador geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP). O dirigente destacou que o problema central está na política de Preço de Paridade de Importação (PPI) implementada pela Petrobras no governo golpista de Michel Temer. "Nós denunciamos essa política nefasta desde que ela foi implementada em outubro de 2016, ainda no governo Temer (...) Os custos de importação dos derivados não eram embutidos nos preços dos derivados de petróleo no período de 2003 a 2013. Os custos do gás de cozinha, por exemplo, exploração e produção, transporte, refino e o tratamento do gás, para a Petrobras são nacionais; consequentemente esses custos não deveriam ser dolarizados".

Bacelar lembrou que essa política da Petrobras (que foi de 2003 a 2013) não penalizava a população e a Petrobras mantinha seus lucros, "como ocorre em outros grandes países autossuficientes em petróleo como o Brasil é". Confira a entrevista completa com o coordenador geral da FUP a partir do minuto 38.

Confira todos os destaques do dia e o jornal completo no áudio acima. 

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

 

 

Edição: Mauro Ramos