2022

Potencial de voto de Lula é 12% maior do que de Bolsonaro, aponta pesquisa Ipec

Entre os possíveis candidatos para a disputa de 2022, apenas o petista apresenta capital político superior a Bolsonaro

|
No levantamento, 50% dos entrevistados disseram que votariam com certeza ou poderiam votar em Lula se ele se candidatasse - REPRODUÇÃO/UOL

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o único entre os possíveis candidatos para as eleições presidenciais de 2022 que possui um capital político superior ao de Jair Bolsonaro.

Continua após publicidade

A projeção é de um levantamento realizado pelo Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria), divulgado neste sábado (6) pelo jornal O Estado de S.Paulo.

No levantamento, 50% dos entrevistados disseram que votariam com certeza ou poderiam votar em Lula se ele se candidatasse, e 44% afirmaram que não o escolheriam de jeito nenhum.

Já o presidente Jair Bolsonaro aparece com 12 pontos porcentuais a menos no potencial de voto (38%), e 12 a mais na rejeição (56%).

A pesquisa do Ipec não avalia um possível confronto entre os candidatos, mas mede a aceitação de cada um deles.

:: Tempero da Notícia: pandemia fora de controle e lava jato desmoralizada ::

Com isso, em vez de apresentar uma lista de candidatos e pedir ao entrevistado que aponte seu preferido, o levantamento cita o nome de cada um e pergunta se o eleitor votaria nele.

O ex-ministro da Justiça, Sergio Moro, aparece em terceiro lugar no levantamento com 31% de aprovação e 50% de rejeição.

Ele é seguido por Luciano Huck, que tem 28% de potencial de voto e 57% de rejeição, e Fernando Haddad, com 27% e 52%, respectivamente.

:: Petroleiros entram no segundo dia de greve por melhores condições na Petrobras ::

A pesquisa também avalia os segmentos em que os candidatos têm mais apoio. Lula tem 71% na região Nordeste, 63% entre os que ganham até um salário mínimo e 60% entre os que têm escolaridade até a quarta série.

Já o presidente Jair Bolsonaro acumula sua maior aceitação entre os evangélicos (53%), sulistas (46%) e quem ganha de dois a cinco salários mínimos (45%).

O Ipec ouviu 2.002 pessoas em 143 municípios do País. O levantamento foi realizado entre os dias 19 e 23 de fevereiro e a margem de erro é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos.