origem operária

Qual a origem verdadeira do 8 de Março das Mulheres? Saiba no programa Bem Viver

Pesquisadora explica que houve uma articulação histórica para esvair o conteúdo político da data

Ouça o áudio:

Mulheres protestam em Petrogrado (autal São Petesburgo) no dia 8 de março de 1917 - Fototeca Storica Nazionale
As mulheres russas contribuíram para estabelecer o 8 de março como o Dia Internacional das Mulheres

Nesta segunda-feira (8), Dia Internacional da Mulher, o programa Bem Viver adentra a origem desta data de luta social e mobilização política. 

A edição destaca as origens de mulheres russas no dia 8 de março de 1917, ato que impulsionou a eclosão da Revolução Russa no país eslavo. A versão apresentada contrapõe as associações da origem do Dia das Mulheres a uma greve têxtil ocorrida nos Estados Unidos.  

:: O gênero feminino na linha de frente: são elas que combatem diariamente a covid-19 ::

Outras duas pautas do programa também abordam o protagonismo das mulheres. Uma delas fala sobre as "guerreiras da batucada", com a presença da mulher também Maracatu, o mais antigo ritmo afrobrasileiro. O Bem Viver destaca ainda os relatos de mulheres de assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) sobre as iniciativas realizadas para marcar esta data de luta. 

História do 8M

O Dia 8 de março, conhecido pela mobilização feminina em prol dos direitos das mulheres, foi de enorme importância para a eclosão da Revolução Russa de 1917. As mulheres russas tiveram um papel central no estabelecimento da data que celebra a luta por direitos e equidade de gênero. 

:: 8 de março pelo Brasil; acompanhe as ações nas ruas e nas redes ::

Pedindo por “pão e paz”, no dia 8 de março de 1917, no calendário ocidental, e 23 de fevereiro no calendário russo, as mulheres tecelãs e mulheres familiares de soldados do exército tomaram as ruas de Petrogrado, atual São Petersburgo.

A historiadora Diana Assunção, integrante do coletivo feminista Pão e Rosas, ressalta que “a história real do 8 de março é totalmente marcada pela história da luta socialista das mulheres, que não desvincula a batalha pelos direitos mais elementares – naquele momento, o voto feminino – da batalha contra o patriarcado e o sistema capitalista”.

Mulheres no Maracatu

Na música e na cultura popular, as mulheres também precisaram se mobilizar e lutar pela conquista de espaços antes negados. Um exemplo é a trajetória da Mestra Joana, a primeira e única mulher a liderar uma Nação de Maracatu. Ela enfrenta diariamente o machismo com o poder de seu canto e seu batuque.

:: 8M: Mulheres do MST realizam ato em frente à Camil contra aumento do preço do arroz ::

O Bem Viver apresenta as guerreiras do maracatu, lideradas por Mestra Joana, em Recife (PE). A experiência firmou raízes pelo mundo, ecoando mensagens de luta contra o machismo e o patriarcado. 

Assentadas no 8M

No Paraná, estão previstas mobilizações em pelo menos 11 cidades com a participação de agricultoras de dezenas de assentamentos e acampamentos. Em parceria com a Marcha Mundial de Mulheres (MMM), serão entregues 1.000 marmitas em Londrina e 1.100 em Curitiba, além de doações em outras localidades, sendo elas 180 cestas agroecológicas para os funcionários do Hospital Público de Castro e 300 kgs de alimentos para uma clínica de dependentes químicos na Lapa, região metropolitana de Curitiba.

:: "Bolsocaro": assista o vídeo que critica com humor a alta de preços no atual governo ::

FGTS para nascidos em março

Um aviso importante para os nascidos em março: já está disponível o saque aniversário do FGTS desde a semana passada. Para quem não se lembra, essa foi uma medida anunciada pelo governo federal em 2020, para liberdar parte do fundo de garantia para quem tem saldo nesta conta. 


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: SpotifyGoogle PodcastsItunesPocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Edição: Daniel Lamir