VIRALIZOU

Discurso de Lula repercute nas redes e estimula comparações com Bolsonaro

“Um tem visão de país; o outro só enxerga o próprio umbigo”, diz Rodrigo Maia

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Ex-presidente concedeu entrevista durante mais de uma hora nesta quarta (10); na imagem, Lula abraça apoiadores durante caravana pelo Nordeste, em 2017 - Ricardo Stuckert

O primeiro discurso do ex-presidente Lula (PT) após a anulação de seus processos na Lava Jato repercutiu de forma efusiva nas nas redes sociais entre famosos e autoridades do ambiente político. O petista concedeu uma coletiva de imprensa durante mais de uma hora nesta quarta (10), diretamente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo (SP).

Continua após publicidade

Entre as reações, destaca-se a comparação entre o ex-presidente Lula e Jair Bolsonaro (sem partido). O youtuber Felipe Neto, por exemplo, criticou aqueles que nivelam os dois atores e sugeriu que seus seguidores assistissem ao menos “cinco minutos” do discurso.

Amiga de Felipe Neto, a chef Paola Carosella, ex-jurada do programa MasterChef, afirmou, durante o discurso do petista, que "tá rolando uma aula gratuita de discurso de liderança... caso algum líder esteja precisando". 

Em diferentes tuítes, o ex-presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia (DEM-RJ) seguiu a mesma linha comparativa: “Você não precisa gostar do Lula para entender a diferença dele para o Bolsonaro. Um tem visão de país; o outro só enxerga o próprio umbigo. Um defende a vacina, a ciência e o SUS; o outro defende a cloroquina e um tal de spray israelense”.

Na sequência, afirmou que “um defende uma política externa independente; outro defende a subserviência. Um defende política ambiental; outro a política da destruição. Um respeita e defende a democracia; o outro não sabe o que isso significa”.    

Por fim, Maia ressaltou que “um fundou um partido e disputou quatro eleições; o outro é um acidente da história”. “Tenho grandes diferenças com o Lula, principalmente na economia, mas não precisa ser petista fanático para reconhecer a diferença entre o ex-presidente e o atual”, encerrou Maia.

O rapper Marcelo D2 também se manifestou e deu um conselho ao presidente Jair Bolsonaro: “Depois desse discurso do Lula, o Bolsonaro tinha que renunciar, pegar os pano de bunda dele e voltar pra os negócios milicianos deles lá em Rio das Pedras”.  

O jornalista e radialista Kennedy Alencar disse que “hoje Lula deixou evidente que é o candidato mais forte para bater Bolsonaro. Tá pronto, quer e sabe como”. 

Já o também jornalista e escritor Xico Sá brincou com a referência do ex-presidente ao Zé Gotinha, mascote de campanhas de vacinação do Brasil, e as acusações que o petista seria um extremista. "Chamar um homem desse (lula) de extremista é o mesmo que dizer q o velho zé gotinha raiz é contra vacina", afirmou.

O ator Bruno Gagliasso compartilhou a postagem de uma seguidora que citava as seguintes aspas de Lula: “Não siga nenhuma decisão imbecil do presidente da República ou do ministro da Saúde. Tome vacina”. 

Também mencionando a defesa feita pelo petista em relação à imunização contra a covid-19 e destacando ainda o auxílio emergencial, a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) disse que o ex-presidente tem a capacidade de reconstruir esperanças. “Lula é a esperança do Brasil. Tem a grandeza de um estadista. Sabe que o futuro depende da união de todos os brasileiros e brasileiras”. 

Edição: Poliana Dallabrida