ORGANIZAÇÃO

Na Índia, 1 milhão de trabalhadores entraram em greve contra privatização dos bancos

Venda de bancos estatais faz parte de plano de desinvestimento; sindicatos alertam para desemprego e endividamento

Brasil de Fato | Caracas (Venezuela) |

Ouça o áudio:

Greve dos bancários na Índia denuncia privatização de bancos públicos lucrativos - Reprodução / Twitter

O Fórum de Unidade dos Sindicatos Bancários da Índia convocou uma greve nacional contra a privatização de bancos públicos, na última segunda-feira (15). Cerca de 1 milhão de trabalhadores já aderiram à paralisação que deve se manter por tempo indeterminado.

Os bancários rejeitam a proposta da ministra de Finanças, Nirmala Sitharaman, de privatizar bancos públicos como parte do plano de desinvestimento do governo conservador de Narendra Modi.

Os sindicatos denunciam que a medida, anunciada em fevereiro com o orçamento público de 2021-2022, irá gerar desemprego e aumentar o endividamento das pessoas que possuem financiamentos em bancos públicos.

O governo já privatizou o Banco de Desenvolvimento Industrial da Índia (IDBI, na sigla em inglês) com a venda de sua participação majoritária a seguradora Life Insurance Corporation Of India (Corporação de Seguro de Vida da Índia), em 2019, e fundiu 14 bancos do setor público nos últimos quatro anos.


Em dois dias de paralisação, cerca de dois milhões de cheques não foram depositados em três redes nacionais bancárias. / Reprodução / Twitter

Em dois dias de paralisação, o Fórum de Unidade dos Sindicatos estima que dois milhões de cheques não foram processados nas três redes bancárias nacionais: Chennai, Mumbai e Délhi.

Dirigentes sindicais ressaltam que todos os bancos públicos continuaram obtendo lucro, mesmo durante a pandemia, o que enfraquece o argumento para sua venda.

O líder opositor Rahul Gandhi, acusou o governo de "privatizar o lucro" e "nacionalizar o prejuízo", buscando favorecer empresários aliados de Modi nas privatizações de empresas púbicas.


 

*Com informações de NewsClick e Prensa Latina

Edição: Poliana Dallabrida