EXCLUíDOS DA FILA

Prefeito de Curitiba tem 2 dias para explicar à Justiça falta de vacinas em hospital

No Hospital das Clínicas da cidade, 943 trabalhadores ainda aguardam a primeira dose do imunizante

Paraná |

Ouça o áudio:

Na última sexta-feira (12), os profissionais que ficaram de fora da vacinação organizaram um protesto no pátio em frente ao hospital - Giorgia Prates

Em despacho proferido na última segunda-feira (15), a Juíza Rafaela Mari Turra, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba, determinou a intimação do prefeito Rafael Greca (DEM) e da Secretaria de Saúde Municipal para que respondam ao pedido de garantia de vacinas a 943 profissionais que atuam no Hospital das Clínicas da cidade.

A decisão é uma primeira resposta judicial ao Mandado de Segurança Coletivo impetrado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior no Estado do Paraná (Sinditest-PR), que representa os técnicos administrativos do complexo hospitalar, contra o prefeito de Curitiba.

:: Em hospital de Curitiba, 943 profissionais ainda esperam primeira dose da vacina ::

Na ação coletiva, a assessoria jurídica demonstra que os profissionais – 181 servidores e empregados públicos administrativos; 382 terceirizados, 16 colaboradores em licenças e 69 em trabalho remoto; além de 295 alunos em internato dentro da instituição –, embora pertencentes ao grupo prioritário, previstos para a vacinação na Fase 1, foram preteridos na imunização, que se encontra na Fase 2.

O pedido do Sindicato é para que o prefeito Rafael Greca respeite a ordem preferencial no plano de vacinação e garanta o direito à saúde dos servidores do Hospital das Clínicas, hoje na linha de frente do combate à pandemia.

Na última sexta-feira (12), os profissionais que ficaram de fora da vacinação organizaram um protesto no pátio em frente ao hospital. Cartazes com os dizeres "fomos esquecidos" e "os sem vacina do HC" foram empunhados pelos manifestantes.

De acordo com o Sinditest, a situação dentro da instituição é grave. Segundo levantamento extra oficial, ao menos 20% das equipes já foram contaminadas com o vírus, e muitos acabaram não resistindo.

Fonte: BdF Paraná

Edição: Ana Carolina Caldas e Poliana Dallabrida