VACINA BRASILEIRA

Artigo | A Butanvac e o cinismo de Doria

Butanvac é demonstração da importância não apenas da ciência, mas de que o Estado não pode cair nas garras do mercado

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
soro covid
Instituto Butantan espera aprovação para testes da vacina nesta sexta (26) - Cecília Bastos/USP Imagem

O Instituto Butantan anunciou, nesta sexta-feira (26), o início dos procedimentos para testagem e desenvolvimento da vacina 100% nacional contra a covid-19. É uma estrondosa vitória da ciência e da pesquisa brasileiras.

Saiba mais: Vacina e soro produzidos pelo Butantan podem reforçar combate à covid

Outros centros realizam estudos para o desenvolvimento no Brasil de imunizantes contra a covid. O maior entrave enfrentado, como sempre, é a falta de financiamento público que é histórica no Brasil, mas que se aprofundou com o acelerado desmonte do estado e austericidio exigido pelo capital financeiro. 

Leia aqui: Orçamento 2021 é aprovado com cortes em áreas centrais para o combate à covid-19

O anúncio da Butanvac agitou o noticiário e anima a imensa parcela da população que sabe que a terra não é plana e que tem buscado, a despeito da sabotagem do genocida, seguir as orientações da ciência mesmo num quadro em que o Bolsonaro tudo faz para criar o caos, principalmente ao negar o pagamento do auxílio emergencial de R$ 600 e socorrer pequenos negócios para viabilizar efetivo isolamento social. 

João Doria, cujo único "mérito" é mostrar não ser terraplanista, mais uma vez busca surfar os acertos do Instituto Butantan e da ciência a fim de se firmar como alternativa para o eleitorado que foi enganado por Bolsonaro com grande ajuda do tucano, da Globo, da Faria Lima e de muita gente que agora tenta se distanciar do capitão. 

Conhecido entreguista e adulador do rentismo, o cínico Doria precisa explicar sua tentativa de confiscar os fundos públicos destinados à ciência, pesquisa e universidades e, principalmente, porque no início de seu governo viajou o mundo para oferecer, na bacia das almas, o centenário Instituto Butantan e outras instituições públicas fundamentais para o Estado de São Paulo e o Brasil. 

:: Doria propôs cortar investimento em ciência em três ocasiões durante a pandemia ::

A Butanvac é a demonstração cabal da importância não apenas da ciência e da pesquisa, mas, assim como o SUS, de que o Estado e o serviço público não podem cair nas garras do mercado, o verdadeiro deus de Bolsonaro, Doria, Guedes, Moro, Hulk, Leite, Mandeta e toda essa escumalha.

 

*Este é um artigo de opinião. A visão do autor não necessariamente expressa a linha editorial do jornal Brasil de Fato.

Edição: Rebeca Cavalcante