STF

Rosa Weber suspende investigação do STJ contra Dallagnol e procuradores da Lava Jato

O inquérito no STJ tem base em conversas apreendidas na Operação Spoofing e em entrevista do hacker Walter Delgatti Neto

|
Ministra do STF atendeu a pedido da defesa dos procuradores
Ministra do STF atendeu a pedido da defesa dos procuradores - Foto: STF/Divulgação

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta terça-feira (30) a imediata suspensão do inquérito proposto pelo presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, para investigar procuradores da Lava Jato, entre eles Deltan Dallagnol e Januário Paludo.

A ministra atendeu ao pedido de defesa dos procuradores e suspendeu a investigação até que a Primeira Turma do STF julgue o mérito de um habeas corpus impetrado pela defesa de um dos procuradores, que corre em segredo de justiça.

“Oficie-se, com urgência, ao eminente ministro Presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Humberto Martins, a fim de que tome conhecimento e dê cumprimento à presente decisão”, escreveu Rosa Weber em sua decisão.

A apuração do STJ foi aberta em fevereiro e busca esclarecer se integrantes da Lava Jato tentaram investigar, ilegalmente, ministros da corte superior.

São investigados os procuradores Deltan Dallagnol, Januário Paludo, Orlando Martello Júnior e Diogo Castor de Mattos. Além deles, figuram como investigados Eduardo Pelella, que foi chefe de gabinete do ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot, e a subprocuradora-geral da República Luiza Frischeisen.

A abertura do inquérito tem por base as conversas apreendidas na Operação Spoofing e a entrevista do hacker Walter Delgatti Neto a Joaquim de Carvalho, do Brasil 247.