Vítima da covid

Morre prefeito de Hortolândia, Ângelo Perugini, pioneiro na luta por reforma agrária

Eleito prefeito quatro vezes, político nasceu em MG, chegou em SP nos anos 1980 e ajudou a construir o MST no estado

São Paulo |
Ângelo Perugini foi eleito prefeito de Hortolândia, no interior de São Paulo, por quatro vezes - Divulgação/Prefeitura de Hortolândia

O prefeito de Hortolândia (SP), Ângelo Perugini (PSD), morreu na manhã desta quinta-feira (1º), aos 65 anos, vítima da covid-19. Ele estava internado há dois meses na UTI do Hospital 9 de Julho, em São Paulo (SP). O político estava em seu quarto mandato na cidade do interior do estado.

Perugini será enterrado em Jacutinga (MG), cidade onde nasceu e viveu até o início dos anos 1980, quando se transferiu para São Paulo e ajudou a construir as primeiras ações do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) no estado.

Inicialmente, o político recebeu atendimento no Hospital Samaritano, em Campinas (SP). Já no dia 3 de fevereiro, acabou transferido para a capital, onde veio a falecer.

O MST e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicaram notas de pesar lamentando a morte do político. Leia abaixo.

Nota de pesar

O MST lamenta profundamente a morte na manhã de hoje do companheiro Ângelo Perugini (65 anos), Prefeito de Hortolândia/SP. Mineiro de Jacutinga/MG, Perugini chegou a SP no início dos anos 80. Em sua trajetória de militância política teve atuação importante na construção do MST no Estado de São Paulo, contribuindo na Coordenação das primeira marchas e ocupações do MST pela Reforma Agrária no Estado e foi também Coordenador da Secretaria Estadual do MST/SP. 

No final da década de 80 focou sua militância de maneira mais institucional exercendo mandato de vereador em Sumaré, empenhando-se na luta pela emancipação política da cidade de Hortolândia, onde mais tarde elegeu-se Vice-prefeito e posteriormente eleito por 04 vezes Prefeito da cidade. Foi também eleito Deputado Estadual em 2014. 

Em toda sua atuação institucional Perugini colocou em pratica seu aprendizado na Militância popular colocando a defesa dos interesses dos trabalhadores como prioridade. 

Ângelo Perugini, estava internado há 02 meses na UTI, vítima da COVID 19. 
São Paulo 01 de abril de 2021
.

Ângelo Perugini: Presente!

Direção Estadual do MST/SP

Nota de pesar pelo falecimento de Ângelo Perugini

Ângelo Perugini foi um amigo e companheiro político de longa jornada juntos, alguém que construiu e esteve conosco no Partido dos Trabalhadores por muitas décadas, e que sempre lutou para a melhoria das condições de vida do povo de Hortolândia, do estado de São Paulo e do Brasil.

Obteve, em vida, o reconhecimento do povo da cidade, que sempre lhe deu apoio para liderar e atuar como gestor público. Recém-eleito para o seu quarto-mandato, estava na linha de frente do enfrentamento da pandemia, que pode ser ignorada e menosprezada por alguns em palácios em Brasília, mas que os prefeitos nas cidades não tem como negar o drama que tantas famílias estão vivendo.

Foi mais uma das centenas de milhares de vítimas do covid19 que vão cedo demais, e que não precisariam ter partido se algumas autoridades tivessem assumido suas responsabilidades em buscar vacinas e tomar as medidas preventivas contra a disseminação do virus. Meus sentimentos e solidariedade aos familiares, amigos, companheiros de Angelo Perugini e ao povo de Hortolândia.

Luiz Inácio Lula da Silva

Edição: Poliana Dallabrida