RENDA

Em Recife, capital mais desigual do Brasil, movimentos propõem renda básica

Campanha defende a política para diminuir a vulnerabilidade social de famílias na capital pernambucana

Brasil de Fato | Recife (PE) |
População começa a receber novo auxílio emergencial em 6 abril - Catarina Barbosa/Brasil de Fato

Com valores que variam entre R$150 e R$250, milhões de brasileiros começam a receber o auxílio emergencial no próximo dia 6 de abril. Ao todo, segundo estimativa do Governo Federal, 45 milhões terão acesso ao valor.

Continua após publicidade

Considerado pelo presidente da república, Jair Bolsonaro (sem partido), como um benefício temporário, o hiato entre o último pagamento, em dezembro de 2020, e esta parcela, deixou milhões de famílias beneficiárias sem essa renda por quase um trimestre. Neste período, o país viu agravar a pandemia de covid-19, com recordes diários de número de mortes e contaminados.

:: Auxílio emergencial: consulta sobre recebimento na nova rodada começa nesta sexta (2) ::

Com a grave crise econômica, acentuada pela pandemia, e a inoperância do Governo Federal, municípios, entre eles Recife, considerada a capital mais desigual do país, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE), passaram a debater a adoção de uma renda básica municipal.

Elisa Maria, integrante da campanha e militante da Marcha Mundial das Mulheres explica que que uma possibilidade é realocar recursos: “A gente começou um estudo pra ver de onde poderia sair esse valor e sobressai aos nossos olhos que a prefeitura do Recife gasta muito mais do que outros municípios de mesmo porte com a coleta de lixo, por exemplo, e tem um gasto exorbitante com comunicação.

Confira na reportagem:

"Não que não seja importante na lógica da administração pública esses gastos, mas a gente coloca que, com a pandemia e a vida das pessoas em risco - as pessoas estão morrendo por vírus e por fome; é hora sim de realocar recursos”, acrescenta.

A campanha é formada pelas Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, e por vereadores da capital pernambucana.

Leia mais: No Recife, ambulantes apoiam lockdown, mas exigem respostas ao desemprego

Elisa aponta que a renda é essencial especialmente para quem trabalha na informalidade. “Estamos falando de garantir uma renda mínima, uma renda universal mínima, é o horizonte do debate que vem a trazer justiça social e redistribuição de renda. Porque o povo pode não estar no trabalho formal, mas o povo trabalha informalmente, o povo trabalha em casa e aí sobretudo as mulheres”, disse.

Auxílio emergencial 

Pedro Lapa, economista e cientista político critica o novo modelo de auxílio: “Entramos em 2020 e o quadro piora, a pandemia passa por um patamar inimaginável e, apesar da piora, o governo demora e quando encaminha, encaminha com dois elementos muito negativos: com um valor muito menor que no último trimestre de 2020 e chantageando o congresso para poder retirar recursos da educação e da saúde”. 

:: Economista explica como programa de Renda Básica Permanente seria viável no Recife ::

A iniciativa da renda básica não é uma novidade no Brasil. Maricá, no Rio de Janeiro, já se tornou uma referência em renda básica na América Latina.

Para o economista Pedro Lapa, a implementação da Renda Básica pode impactar positivamente na economia, “não se perde dinheiro quando se é solidário, essa é uma decisão de política econômica em que se ganha o beneficiário e ganha a estrutura produtiva. Quando você tem um ganho permanente, você organiza os seus gastos. Não se trata só de um gesto humanitário, se trata também de uma estratégia econômica coerente”.

Fonte: BdF Pernambuco

Edição: Rebeca Cavalcante e Monyse Ravena