EDITORIAL

The Washington Post cita fracasso de Bolsonaro na pandemia e ataques à democracia

Para o jornal, a gestão da crise sanitária e os arroubos golpistas são suficientes para a abertura de impeachment

|
O jornal destacou a contribuição do presidente brasileiro para o agravamento da pandemia em seu próprio país, minimizando sua gravidade, resistindo às medidas de saúde pública e promovendo “curas charlatanescas” - Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Para o conselho editorial do jornal The Washington Post, o Congresso brasileiro tem elementos para abrir processo de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Continua após publicidade

Em editorial publicado nesta sexta-feira (2), o corpo de editores de um dos mais importantes jornais do mundo criticou a gestão da pandemia de covid-19 e os arroubos golpistas de Bolsonaro.

Continua após publicidade

O jornal destacou a contribuição do presidente brasileiro para o agravamento da pandemia em seu próprio país, minimizando sua gravidade, resistindo às medidas de saúde pública e promovendo “curas charlatanescas”. E também pela disseminação da variante brasileira por outros países.

Continua após publicidade

Na abertura do artigo, o conselho editorial afirmou que o Brasil enfrenta um dos piores picos de infecções pelo novo coronavírus já registrados. Lembrou as 3.869 mortes – um recorde, equivalente a praticamente um terço dos óbitos em todo o mundo, e frisou que, graças à incompetência de Bolsonaro e seus auxiliares, a vacinação atinge um patamar de apenas 2% da população.

Continua após publicidade

Bolsonaro contra o impeachment

A aparente “preparação das bases para outro desastre”, enquanto fecha os olhos para a pandemia, foi sinalizada pelos editores. O outro desastre seria um golpe político contra o Congresso e o povo brasileiro.

Eles lembraram, inclusive, que nesta semana Bolsonaro demitiu o ministro da Defesa e os principais comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica entregaram seus postos.

:: Leia também: Bolsonaro e Forças Armadas: como fica o tabuleiro após as mudanças no alto escalão ::

Nesta quarta-feira (1º), lideranças de partidos de oposição protocolaram um novo pedido de impeachment contra Bolsonaro. Desta vez por possíveis crimes de responsabilidade por ameaça à democracia ao tentar a “cooptação dos quartéis”. O pedido foi motivado pelas mudanças no comando do Ministério da Defesa e das Forças Armadas.

Para os parlamentares, Bolsonaro tentou usar as Forças Armadas “politicamente” e entendem que a demissão simultânea dos chefes das três forças – um fato inédito no país – marca a maior crise da instituição desde a redemocratização.