Crime na Saúde

Golpe da vacina: mulher que enganou empresários em Minas Gerais é liberada da prisão

Cláudia de Freitas havia sido presa na terça (30), sob suspeita de aplicar supostos imunizantes em mais de 50 pessoas

Brasil de Fato | Brasília (DF) |

Ouça o áudio:

Mais de 50 pessoas teriam sido “imunizadas” pela falsa enfermeira, que teria sido contratada para atender mais de 80 “pacientes” - Tânia Rêgo/Agência Brasil

Cláudia de Freitas, que se fez passar por enfermeira e aplicou supostas doses de vacina contra a covid-19 em Belo Horizonte (MG), saiu da prisão no sábado (3), por determinação da desembargadora Ângela Catão, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1).

A mulher havia sido presa na última terça (30), durante a Operação Camarote, da Polícia Federal (PF), por suspeita de aplicar supostas vacinas na garagem de uma empresa de ônibus localizada na capital mineira.

:: Leia mais: Alexandre Padilha: "Não ao camarote da vacina: tem que ser para todos"::

A PF investiga a participação de empresários do setor de transporte no esquema. Mais de 50 pessoas teriam sido “imunizadas” pela falsa enfermeira. Ela teria sido contratada pelos irmãos Robson Lessa e Rômulo Lessa, donos da empresa Saritur, para atender mais de 80 “pacientes”.

Uma das suspeitas da polícia é de que o conteúdo aplicado no braço das pessoas seria fajuto e continha soro fisiológico. Segundo as investigações, Cláudia de Freitas é cuidadora de idosos.  A mulher deixou a Penitenciária de Belo Horizonte I (Estevão Pinto) depois de passar quatro noites no local.  

O esquema de vacinação irregular veio à tona no último dia 24, após uma denúncia publicada pela revista Piauí. De acordo com o veículo, a falsa enfermeira cobrava R$ 600 para aplicar duas doses do que dizia ser um imunizante contra a covid-19.

Nesta segunda (5), o filho de Cláudia de Freitas deve prestar depoimento à PF. A polícia suspeita que fosse dele a responsabilidade pelo recebimento do dinheiro pago pelas pessoas que compraram a suposta vacina.

Edição: Vinícius Segalla