Paraíba

ESTRÉIA

Jornal Brasil de Fato Paraíba lança programa de entrevistas nesta terça-feira (6)

O programa ‘Prosas e Entrevistas’ visa trazer temas pertinentes da atualidade com foco nos impactos sociais

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Divulgação - Card

O Jornal Brasil de Fato Paraíba irá lançar um programa de entrevistas nesta terça-feira (6), a partir das 19h, no canal Brasil de Fato PB do YouTube.

O programa ‘Prosas e Entrevistas’ visa trazer temas pertinentes da atualidade, com foco principal nos impactos sobre a população, suas necessidades, contingências e também as estratégias de luta das organizações, movimentos sociais e partidos políticos de esquerda para enfrentar as dificuldades impostas pelo capital - e agora, mais recentemente, pela pandemia do coronavírus.

Os convidados para esta primeira edição, com o tema Comunicação Popular em Tempos de Pandemia, serão: Marcela Nicolas, que integra o setor de comunicação do Levante Popular da Juventude e da Consulta Popular de Minas Gerais, e Pedro Carrano, jornalista do Brasil de Fato, escritor e militante da Consulta Popular no Paraná.

Para Pedro Carrano, neste momento em que a esquerda precisa se rearticular com as massas populares e com os diferentes setores da classe trabalhadora, a comunicação é fundamental: “Isso se dá pela informação de qualidade, pela conscientização que gera, mas também pelo aspecto organizativo. Não tem como pensar um novo ciclo de organização da classe trabalhadora sem pensar a comunicação. Desde veículos como o Brasil de Fato, passando também por ferramentas de comunicação popular que nós precisamos cada vez mais usar na nossa relação com o povo”, pondera ele.

Marcela Nicolas destaca que a Comunicação se intensificou nas redes sociais. “A comunicação sempre foi importante para a disputa de sociedade. Ela pode eleger presidentes a partir da desinformação, das fake news, como nós vimos. Mas também pode trazer mensagens de esperança para o povo, construindo, a partir de uma contra-hegemonia, mensagens do povo para o povo, com o povo, que a gente tem experiência desde a Revolução Russa, com o Agitação e Propaganda, os jornais, a rádio Rebelde em Cuba, mas também dentro do próprio Brasil”.

Ela destaca que esta ideia de comunicação popular precisa se alastrar e fomentar o trabalho de base e de força social: “Então eu acho que a comunicação popular, principalmente neste momento que a gente vive, é esperança, é esperançar, como diz Paulo Freire”.

Prosas e Entrevistas vai ao ar nesta terça-feira (6) a partir das 19h, no canal YouTube Brasil de Fato PB e também das redes sociais do Jornal. Acompanhe.

 


 

Edição: Heloisa de Sousa