Covid-19

"Argentina entrou na segunda onda", diz Fernández ao anunciar novas restrições

Medidas começam nesta sexta-feira (9) e vão até 30 de abril, limitando a circulação noturna e atividades ao ar livre

|

Ouça o áudio:

Presidente da Argentina disse que declarando que será "redobrado" o "atendimento e a vacinação no próximos meses" - Casa Rosada

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, anunciou nesta quarta-feira (7) novas medidas restritivas para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus no país, que, segundo ele, entrou na segunda onda de contaminação. 

De acordo com o mandatário, "as próximas três semanas são fundamentais" para desacelerar a disseminação do vírus. "A Argentina entrou na segunda onda. O relaxamento social continuou. Todos vimos que durante a Semana Santa tiveram festas e reuniões que foram na contramão de todos os protocolos", disse.

As restrições começam a partir da meia noite desta sexta-feira (9) e vão até 30 de abril, limitando a circulação noturna dos argentinos, atividades ao ar livre e reuniões sociais. O anúncio de Fernández acontece após a Argentina registrar, em apenas um dia, 20.870 novos casos da doença.

"O compromisso que devemos ter é avançar na vacinação para reduzir as infecções. O que acontecerá vai depender das medidas que tomarmos para travar o aumento do contágio", frisou.

:: Cristina Kirchner renuncia a seu salário como vice-presidenta da Argentina ::

Segundo o presidente, a pandemia "continua" no país e está "voltando com mais força". "Somente nos últimos sete dias, os casos aumentaram 36% em todo o país e 53% na região de Buenos Aires", afirmou. 

Para Fernández, "cuidar da saúde, da atividade econômica e da presença nas escolas" são prioridades que todos conhecem, mas, de acordo com o mandatário, é necessário que a população "tenha novas medidas de cuidado" com a covid-19.

"Adotamos diversas medidas que vão reger todo o país e outras mais específicas que vão atingir áreas de médio e alto risco epidemiológico e sanitário", declarou.

Nesse sentido, em áreas de maior contágio no país, o governo argentino impôs uma restrição total de circulação noturna, que começa meia noite até as seis da manhã. Bares e restaurantes devem fechar às 23h.

:: América Latina e Caribe superam 800 mil mortos por covid-19 no Dia Mundial da Saúde ::

As novas medidas também englobam a restrição de encontros ao ar livre com mais de 20 pessoas e práticas esportivas em locais fechados que tenham mais de 10 pessoas. Atividades sociais em residências particulares, salões de festas e boates também estão suspensas. 

Em Buenos Aires, por exemplo, o transporte público irá funcionar somente para os trabalhadores considerados essenciais e à comunidade educacional, escolas continuam funcionando durante este período. O governo acrescentou ainda que cada região determine e estabeleça os detalhes das medidas conforme a escala de contágio no local. 

Fernández, que testou positivo ao novo coronavírus neste sábado (03/04), comentou sobre a importância da vacina, declarando que será "redobrado" o "atendimento e a vacinação no próximos meses". 

"Como presidente da Nação, tenho a responsabilidade política de tomar as rédeas e continuar liderando o país. Mas nestas circunstâncias prevalece a minha condição humana, o que me obriga a cuidar da vida e da saúde antes de mais nada", disse.