Crimes sexuais

MP no Brasil denuncia por estupro ator argentino-brasileiro Juan Darthés

O ator está foragido no Brasil desde 2018, após a denúncia pública do caso feita pela atriz Thelma Fardín

Brasil de Fato | Buenos Aires, Argentina |
Apesar de negar o estupro, Juan Darthés fugiu para o Brasil, onde foi repudiado também por atrizes brasileiras - Reprodução

O Ministério Público Federal do Brasil decidiu iniciar um processo de investigação para processar o ator argentino Juan Darthés por estupro. Em uma conferência de imprensa concedida pela atriz e vítima do abuso sexual Thelma Fardín, seu advogado e representantes do coletivo Atrizes Argentinas e da Anistia Internacional Argentina, foi anunciado que, além disso, a Interpol lançou um alerta vermelho para capturar o acusado.

O ator está foragido no Brasil com sua esposa e filhos desde 2018, quando Fardín decidiu denunciá-lo publicamente. Em um vídeo, a atriz argentina, atualmente com 28 anos, contou a ocorrência do crime em uma viagem de trabalho, quando ela tinha apenas 16 anos. Darthés, hoje com 56, tinha 45 anos à época, e invadiu o quarto da adolescente em um hotel na Nicarágua, onde estava hospedado o elenco que filmava a novela "Patito Feo".

Com dupla nacionalidade, Darthés não poderia ser extraditado, uma vez que a Constituição brasileira não o permite. No entanto, segundo o Código Penal, os cidadãos brasileiros podem ser julgados por crimes cometidos no exterior, conforme explicou o advogado de Fardín, Martín Arias Duval.

"Nesta terça-feira (6), foi realizada uma acusação formal, que agora espera a resolução da Justiça. Se for considerado que o Ministério Público tem razão para que exista mérito, o processo é aberto e as partes são convocadas a uma audiência", pontuou.

A pena máxima para o crime de estupro é de 12 anos de prisão.

 

Veja a conferência de imprensa:

 

Edição: Vinícius Segalla