ECONOMIA

Receita amplia prazo e IR poderá ser declarado até 31 de maio

Medida visa evitar aglomerações durante a pandemia de coronavírus

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Prazo para declaração do IR foi adiado para 31 de maio - Marcelo Camargo/ Agencia Brasil

O prazo para a entrega da declaração do IR (Imposto de Renda) do ano-base 2020 foi adiado para o dia 31 de maio pela Receita Federal nesta segunda-feira (12) por meio do Diário Oficial da União (DOU). Antes, o prazo para a entrega era 30 de abril. 

Segundo a Receita, o prazo maior foi estabelecido para suavizar as dificuldades da pandemia de coronavírus. A mesma coisa aconteceu no ano passado, quando o prazo da declaração também foi estendido por conta da doença.

Em nota, a Receita afirmou que a ideia da medida é proteger a sociedade, evitando aglomerações nas unidades de atendimento e outros estabelecimentos procurados pela população para obter documentos ou algum tipo de ajuda profissional.

Quem quiser pagar o imposto por débito automático desde a primeira cota, precisa fazer a solicitação até o dia 10 de maio.

Aqueles que enviarem declaração depois desta data, precisarão pagar a primeira cota por meio do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF), gerado pelo programa da declaração. Assim, as demais cotas vão poder ser em débito automático.

Para as pessoas que não fizerem opção pelo débito automático, os DARFs de todas as cotas vão poder ser emitidos pelo programa ou pelo Extrato da Declaração que estão no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento) no site da Receita Federal.

 

Edição: Leandro Melito