Influenza

Confira o calendário e os grupos prioritários da vacinação contra a gripe

Imunização contra a covid-19 deve ser realizada primeiro para aqueles que estão perto de tomar as doses

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Segundo o Ministério da Saúde, o objetivo é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos prioritários - Miguel Schincariol/AFP

Começou nesta segunda-feira (12), e segue até o dia 9 de julho, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, o vírus da gripe, com um público-alvo de aproximadamente 79,7 milhões de brasileiros. 

:: Sob governo Lula, Brasil foi o país que mais vacinou contra H1N1 pelo sistema público ::

Continua após publicidade

Segundo o Ministério da Saúde, o objetivo é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos prioritários. Para isso, serão distribuídas 80 milhões de doses da vacina influenza trivalente, produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo. 

:: Brasil tem quase 20 mil mortos em 7 dias e ultrapassa 13 milhões de infectados ::

Para aqueles que estão perto de tomar a vacina contra a covid-19, o Ministério da Saúde recomenda que as pessoas do grupo prioritário tomem primeiro as doses contra o novo coronavírus e, depois, a vacina contra a gripe, respeitando um intervalo mínimo de 15 dias entre ambas.

Etapas

A imunização será dividida em três etapas. Diferente dos anos anteriores, desta vez os idosos não fazem parte do primeiro grupo a ser vacinado. Entre os dias 12 de abril e 10 de maio, serão imunizadas crianças, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde. 

:: Adultos de 30 a 59 anos concentram novos casos de covid e mudam perfil dos internados ::

Na segunda etapa, entre os dias 11 de maio e 8 de junho, será a vez de idosos e professores. Por fim, na terceira etapa, que ocorre entre os dias 9 de junho e 9 de julho, os demais grupos prioritários: portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, com deficiência, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Edição: Daniel Lamir