PANDEMIA

Venezuela distribui em farmácias fitoterápico para auxiliar no tratamento da covid-19

Carvativir foi desenvolvido por cientistas venezuelanos; OMS ainda não reconheceu eficácia do medicamento

Brasil de Fato | Caracas (Venezuela) |

Ouça o áudio:

O medicamento está sendo distribuído em farmácias da rede pública e privada e em unidades de atenção básica à saúde do país - Michele de Mello / Brasil de Fato

O governo venezuelano iniciou a distribuição de 200 mil doses do fitoterápico Carvativir nas unidades de atenção primária à saúde e nas farmácias públicas e privadas do país. 

O remédio à base de tomilho foi desenvolvido por cientistas venezuelanos para auxiliar na recuperação da pacientes infectados pelo novo coronavírus, mas ainda não é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A Venezuela enviou a fórmula do Caravtivir para avaliação da OMS em janeiro, sugerindo que o remédio 100% venezuelano fosse incluído no kit de tratamento contra a covid-19.

Segundo médicos venezuelanos, o uso do fitoterápico, que ficou conhecido como as "gotas milagrosas de Maduro", ajudou a diminuir a infecção gerada pelo vírus SARS-CoV-2 em pacientes em estado leve e moderado da doença.

Leia também: Apesar do bloqueio, Venezuela avança na vacinação e tem 10 milhões de doses compradas

O fármaco também tem sido aplicado em pacientes que estão se recuperando da doença, ainda em unidades de tratamento intensivo, e tem acelerado a resposta imunológica. Segundo autoridades sanitárias venezuelanas, o uso é profilático e pode ser aplicado em pessoas de todas as idades. 

Segunda onda

O país enfrenta uma segunda onda da pandemia, com 175 mil infectados e 1795 falecidos pela covid-19.

:: Leia também: Conheça a rotina de quem trabalha na linha de frente contra a covid-19 na Venezuela ::

Na última segunda-feira (12), o presidente Nicolás Maduro se reuniu com a diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Carissa Etienne, para pedir maior celeridade na entrega das vacinas do consórcio Covax, que deverá garantir imunizantes para 20% da população venezuelana. 

Edição: Poliana Dallabrida