Ensino supeior

Após prorrogação, inscrições para o Sisu terminam nesta quarta-feira (14)

O resultado sai na próxima sexta-feira (16). A matrícula deve ser feita entre os dias 19 e 23 de abril

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

No total, são 209.190 mil vagas distribuídas em 685 mil cursos de graduação - Foto: Governo do Espirito Santo

O Ministério da Educação prorrogou o prazo das inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para até às 23h59 (horário de Brasília) desta quarta-feira (14).

Saiba mais: Sisu passa a oferecer vagas para cursos na modalidade EaD.

O Sisu permite que estudantes com os melhores desempenhos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) conquistem vagas em universidades públicas. No total, são 209.190 mil vagas distribuídas em 685 mil cursos de graduação.

Quem pode se inscrever?

Para se inscrever, o estudante deverá necessariamente ter participado do Enem de 2020, aplicado entre janeiro e fevereiro deste ano, e não ter zerado a redação.

:: "Só rico lê" é um mito: gosto por leitura cresce no país e diminui entre a "classe A" ::

No ato da inscrição, o candidato deve escolher até duas opções de vaga em cursos e instituições de ensino participantes do sistema, podendo concorrer por meio das vagas de ampla concorrência ou entre aquelas reservadas a políticas de ações afirmativas.

Cronograma

As notas individuais do Enem 2020, que foram divulgadas no dia 29 de março, podem ser consultadas na Página do Participante ou aplicativo do Enem.

O Sisu atualiza frequentemente a nota de corte de cada curso das instituições, conforme mais inscrições são realizadas. 

O período para participar da lista de espera vai de 16 a 23 de abril. Já a matrícula da chamada regular fica aberta de 19 a 23 de abril. Por fim, a convocação de candidatos por lista de espera está marcada para 27 de abril. 

Como se inscrever?

O primeiro passo é ter a senha do sistema em mãos e acessar o portal de serviços do Governo Federal. Depois, siga o passo a passo abaixo:

1. Clicar no link de Fazer Inscrição
2. Ele vai redirecionar você para criar uma conta no gov.br. Para isso tenha seu CPF em mãos;
2. Informar seu número de inscrição e senha do Enem mais recente. Se porventura você esqueceu é possível recuperar na própria página;
3. Escolha duas opções de cursos e instituições de ensino onde gostaria de estudar. Você pode escolher o curso em outra cidade que não seja a sua. A busca permite escolher curso, município ou universidade participante;
4. Especifique se vai concorrer à vaga por meio de cotas ou por ampla concorrência (caso exista essas opções). Caso opte pelas cotas é necessário comprovação.

Edição: Daniel Lamir