MANIFESTAÇÃO

Rio: ambulantes reivindicam ampliação do pagamento do auxílio carioca

Trabalhadores farão ato em frente à Câmara dos Vereadores, no centro da capital, nesta quinta-feira (15), às 9h

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Na terça-feira (13), vendedores ambulantes de pontos fixos e barraqueiros da orla do Rio conquistaram o direito de receber uma parcela extra do auxílio carioca
Na terça-feira (13), vendedores ambulantes de pontos fixos e barraqueiros da orla do Rio conquistaram o direito de receber uma parcela extra do auxílio carioca - Carl de Souza/AFP

Ambulantes do município do Rio de Janeiro realizarão um ato em frente à Câmara dos Vereadores, no centro da capital, nesta quinta-feira (15), às 9h. O objetivo do protesto é reivindicar o pagamento do auxílio carioca, no valor de R$ 500, para todos os trabalhadores da categoria.

Segundo a coordenadora do Movimento Unidos do Camelô (Muca), Maria de Lurdes do Carmo, o benefício não está atingindo todas as pessoas que atuam nas ruas do Rio como ambulantes.

 “Muitos autorizados não conseguiram receber ainda, muitos se cadastraram e o dinheiro não caiu na conta", conta.

Do Carmo relata ainda que alguns ambulantes não conseguiram se cadastrar devido a dificuldades com o aplicativo. "Além disso, a prefeitura não liberou esse benefício para os auxiliares, uma vez que cada autorização tem direito ao auxiliar. Nossa reivindicação é que esses auxiliares sejam incluídos”, destaca. 

Leia mais: Sancionada em março, renda mínima do estado do RJ segue sem previsão para início

A coordenadora do Muca explica que o número de ambulantes beneficiados pelo auxílio cadastrado está muito longe da realidade de vendedores que trabalham nas ruas do Rio de Janeiro.

“Todos os trabalhadores estão prejudicados por essa medida necessária [restrição] e eu sei que são 13 mil camelôs cadastrados que a prefeitura ficou de pagar o auxílio, mas como a gente está pedindo para os auxiliares, são mais 13 mil. Além deles, há mais 60 mil ambulantes legais cadastrados pela prefeitura e as outras pessoas que não são cadastradas”, detalha.

Conquista

Na última terça-feira (13) vendedores ambulantes de pontos fixos e barraqueiros da orla do Rio conquistaram o direito de receber uma parcela extra do auxílio carioca

O anúncio foi feito pelo secretário municipal de Fazenda, Pedro Paulo, em reunião promovida na Câmara com os ambulantes. Além do auxílio, pode ocorrer também a suspensão temporária da cobrança da Taxa de Uso de Área Pública (Tuap) cobrada dos comerciantes.

O Brasil de Fato contatou a Secretaria Municipal de Fazenda para um posicionamento sobre as questões apresentadas pelo Muca. Até o fechamento da reportagem, o órgão não havia retornado.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Mariana Pitasse