Paraná

Educação Superior

Volta às aulas presenciais em universidades é irresponsabilidade, alerta sindicato

Ao menos cinco universidades privadas de Curitiba começaram a retomar atividades presenciais

Curitiba (PR) |
Sinpes teme pela saúde de professores, estudantes e trabalhadores de instituições de ensino superior - Arquivo / Agência Brasil

O Sindicato dos Professores de Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana (Sinpes) foi alertado de que algumas instituições privadas de ensino da capital começaram a retomar as aulas presenciais.

Professores dos Centros Universitários UniDomBosco e UniOpet, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), da Unicesumar e da Universidade Positivo entraram em contato com o sindicato.

No UniDombosco, as aulas práticas dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia e Psicologia retornaram ao modelo híbrido no dia 22/03. Na Unicesumar, as aulas do período matutino já teriam voltado e as dos outros turnos voltam em 19/04. Na PUC-PR, aos poucos, as aulas presenciais têm sido retomadas. Segundo denúncia encaminhada ao Sinpes, os cursos de Engenharias e Multicom – com aulas práticas em Laboratórios de Comunicação - já estariam no modelo híbrido. A Universidade Positivo teria enviado circular noticiando o retorno no início do próximo semestre, e as aulas no UniOpet regressam nos próximos dias. 

Algumas dessas denúncias são acompanhadas de fotos que mostram que, em alguns casos em que o retorno já aconteceu, existe a prática de aglomeração e falta de utilização de máscaras nos intervalos das aulas.

Para o Sinpes, obrigar professores, estudantes e auxiliares administrativos de instituições de ensino superior a voltar ao trabalho presencial, mesmo que no sistema híbrido e respeitando normas de segurança contra a Covid-19, é uma irresponsabilidade que pode colocar milhares de vidas em risco.

“Alertamos que as instituições de ensino superior serão responsabilizadas pelos prejuízos que vierem a ser sofridos por professoras e professores”, disse Valdyr Perrini, presidente do Sinpes. 

Resposta das universidades

O Brasil de Fato Paraná entrou em contato com as universidades citadas, pedindo um posicionamento oficial. Até a publicação desta matéria, apenas PUC-PR e Universidade Positivo atenderam à solicitação.

A PUC-PR confirmou o retorno gradual das atividades presenciais nos campi Curitiba, Maringá, Londrina e Toledo, desde o dia 12 de abril. Em nota, a universidade diz que adota o "modelo Hyflex, com atividades práticas de cursos que necessariamente precisam de presencialidade e adotou atividades presenciais e híbridas para proporcionar oportunidades de presencialidade à grande maioria dos estudantes. De acordo com a evolução do cenário de pandemia e restrições Municipais e Estaduais, estas atividades são ampliadas ou restringidas".

Já a Universidade Positivo informou que "que segue estudando e monitorando as atualizações dos protocolos e diretrizes do Estado do Paraná e do município de Curitiba, assim como a evolução do cenário da pandemia na região e suas fases, para a definição sobre a volta efetiva de todas as atividades práticas presenciais no campus, com data ainda a definir". 

Edição: Lia Bianchini