Em disputa

Oposição denuncia manobra de Lira para antecipar votação da privatização dos Correios

Câmara deve votar nesta terça (20) a urgência de um projeto apresentado pelo governo Bolsonaro sobre serviços postais

|
Na semana passada, Bolsonaro assinou um decreto incluindo os Correios no Plano Nacional de Desestatização antes mesmo da votação do PL - Marcelo Camargo /Agência Brasil

Parlamentares de oposição ao governo de Jair Bolsonaro (sem partido) foram às redes sociais para denunciar uma manobra que estaria sendo realizada pela base governista e pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), para antecipar a votação da privatização dos Correios.

A apreciação da urgência do PL 591/21 deve acontecer na tarde desta terça-feira (20).

:: Leia também: Por que não faz sentido privatizar os Correios ::

projeto em questão foi entregue por Bolsonaro em fevereiro e "autoriza que os serviços postais possam ser explorados pela iniciativa privada, inclusive os prestados hoje em regime de monopólio pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), estatal 100% pública".

Na última quinta-feira (14), o deputado federal Hugo Motta (Republicanos/PB) apresentou um requerimento pedindo a tramitação em caráter de urgência, que deve ser votado nesta terça-feira.

Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro assinou um decreto incluindo os Correios no Plano Nacional de Desestatização, antes mesmo da votação do PL.

As bancadas de PT e PSOL apresentaram Projetos de Decreto Legislativo (PDL) que visam sustar os efeitos da decisão de incluir a estatal no bojo das privatizações.

Em 2020, trabalhadores dos Correios fizeram uma greve de 35 dias e enfrentaram cortes em plena pandemia para denunciar o desmonte e as tentativas de privatização da empresa.

Confira alguns parlamentares que se manifestaram denunciando a manobra de Lira: