Cúpula do Clima

Se humanidade não sair melhor da pandemia, faremos uma autodestruição, diz papa

Religioso fez breve discurso durante encontro de chefes de nações que atenderam convite de Joe Biden, dos Estados Unidos

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

“Não se sai igual de uma crise", disse o papa - Vincenzo PINTO / AFP

O papa Francisco fez um breve discurso durante sua aparição na Cúpula do Clima, nesta quinta-feira (22) e disse que será preciso que a humanidade consiga evoluir quando a pandemia de covid-19 acabar. 

De acordo com ele, a doença e a mudança climática mostraram que são necessárias ações urgentes e conjuntas para que problemas de todo o mundo sejam enfrentados. “Não se sai igual de uma crise. Saímos melhores ou piores. E se não sairmos melhores, percorremos um caminho de autodestruição”, disse.

Assista: Sob a marca de desmatamento recorde, Bolsonaro se apresenta à Cúpula do Clima

Em sua fala, Francisco afirmou que “Deus perdoa sempre, os homens perdoam de vez em quando, a natureza jamais perdoa”. “E quando tem início esta destruição da natureza, é muito difícil pará-la”, completou.

O papa também disse que o encontro desta quinta poderá permitir que se alinhem diretrizes para a COP26 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática de 2021), que vai acontecer em Glasgow, na Escócia, em novembro.

"[Esta reunião] nos coloca na estrada para nos encontrarmos em Glasgow, para assumirmos o controle da natureza, dom que recebemos e que temos que curar, proteger e levar adiante", disse o papa.

Edição: Vinícius Segalla