Privatização

Guri Capital e Grande São Paulo abre inscrições para cursos online de música

Projeto sobrevive a desmonte ao ser transferido para Organizações Sociais. Atualmente, 17 cursos são ofertados

Belém (PA) | Brasil de Fato |

Ouça o áudio:

Há mais de dez anos, os governos paulistas, liderados pelo PSDB, iniciaram um processo gradativo de privatização, transferindo a gestão do projeto Guri do Estado para Organizações Sociais (OS). - Arquivo Conservatório de Tatuí

Estão abertas, até 29 de abril, as inscrições para o Guri Capital e Grande São Paulo, programa de educação musical e inclusão sociocultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. Gerido pela organização social Santa Marcelina Cultura, o edital contempla 13 mil vagas em 46 polos da Região Metropolitana de São Paulo.

:: Pixinguinha: 124 anos do maestro que fez do choro a matriz da música brasileira ::

Ao todo, são 17 cursos online divididos em quatro áreas temáticas. Serão nove aulas semanais oferecidas via Plataforma Zoom. As atividades terão início a partir da primeira semana de maio e serão ofertados recursos de acessibilidade mediante solicitação. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui

Área: música para educadores e educadoras

Engloba cursos como "A voz infantil e o(a) educador(a) que canta", "Introdução à flauta doce para educadores (as)", "Vivências musicais para educadores" e "O violão no ambiente de ensino-aprendizagem".

Área: Música e tecnologia

Em Música e Tecnologia os interessados encontram cursos como "Introdução à editoração de partituras" e "Conhecendo os softwares para produção musical".

Área: Música interativa

Já a seção de Música Interativa abrange cursos voltados para crianças e adolescentes (de 10 a 18 anos) como "O violão descomplicado e criativo" e "O piano: uma visão panorâmica do universo das teclas".

Música em 9 Passos

Por fim, a área de Música em 9 Passos é destinada a pessoas a partir de 18 anos com cursos como "Piano em casa – introdução ao universo dos teclados", "A teoria musical em 9 passos" e "Os ritmos brasileiros e a percussão".  

Desmonte

Há mais de dez anos, os governos paulistas, liderados pelo PSDB, iniciaram um processo gradativo de privatização, transferindo a gestão do programa Guri Capital e Grande São Paulo do Estado para Organizações Sociais (OS). 

Leia também: Campanha denuncia demissões e extinção de cursos no Conservatório de Tatuí (SP)

Em 2020, mais de 15 mil pessoas assinaram uma petição virtual contra o desmonte do Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, em Tatuí (SP). O Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos foi fundado em 1951 e é referência em produção e difusão musical. 

Quando a gestão era 100% pública, o Conservatório de Tatuí chegou a ser considerado o maior da América Latina.

:: :: Mestra Edite mantém a tradição do coco há mais de 40 anos no sul do Ceará :: 

A alteração para o modelo de OS, nos anos 2000, veio com a promessa de captação de recursos privados, para além da verba pública, porém, o percentual de recursos privados no Conservatório, via leis de incentivo fiscal, nunca superou 10%.

O que é o projeto Guri Capital e Grande São Paulo ?

É um programa que desenvolve o ensino musical e a inclusão sociocultural na capital e em cidades da Região Metropolitana de São Paulo. Sob gestão da Santa Marcelina Cultura, Organização Social (OS) qualificada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, o programa proporciona a oportunidade de crescimento cultural e inclusão social por meio de uma educação musical de qualidade apoiada por um trabalho social efetivo. 

Santa Marcelina Cultura 

É uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Criada em 2008, é responsável pela gestão do Guri na Capital e região Metropolitana de São Paulo e da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim). 

:: Mestra Edite mantém a tradição do coco há mais de 40 anos no sul do Ceará :: 

Desde maio de 2017, a Santa Marcelina Cultura também gere o Theatro São Pedro, voltado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico.

Para acompanhar a programação artístico-pedagógica do Guri Capital e Grande São Paulo, da EMESP Tom Jobim e do Theatro São Pedro, é possível baixar o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na App Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”.

Edição: Daniel Lamir