Epicentro

Índia enfrenta “tsunami” de casos de covid-19 e bate recordes diários de contágios

O país registrou 48% de todos os casos do mundo nas últimas 24 horas, segundo dados da plataforma Our World in Data

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Equipe do crematório acende uma pira de uma vítima da covid-19 que morreu em um incêndio que matou treze pacientes em um hospital em Virar, Índia - Punit Paranjpe/AFP

Áreas comuns de estacionamento de veículos, terrenos baldios ou campos esportivos foram transformados em crematórios improvisados em Nova Déli, capital da Índia, onde já não é possível acompanhar a demanda por cremação e enterro dos mortos pela covid-19 nesta segunda onda que atinge o país.

A Índia vem enfrentando o que muitos chamam de um "tsunami" de casos de covid-19, com mais de 300 mil casos e 2 mil mortes diariamente. Além disso, a nação asiática sofre com a superlotação e a falta de oxigênio e medicamentos nos hospitais.

Só nas últimas 24 horas, foram registradas aproximadamente 350 mil novos casos e 2.812 mortes. Trata-se do quinto dia consecutivo em que os números de casos diários atingiram níveis recordes. Até então, só os Estados Unidos tinham superado os 300 mil casos em um dia, e apenas uma única vez, em 2 de janeiro.

O país do sul da Ásia já registrou mais de 192 mil mortes e quase 17 milhões de casos do coronavírus, com 3 milhões de infecções somadas somente nas últimas duas semanas.

Além disso, o Estado indiano pediu ao Twitter que tire do ar dezenas de posts com críticas ao governo, inclusive alguns comentários feitos por parlamentares. As autoridades do país usam para tal ação a Lei de Informação Tecnológica de 2000, que tem uma cláusula sobre a "proteção da soberania e da integridade da Índia".

Confira a reportagem em vídeo da correspondente da teleSUR em Pequim, China, Iramsy Peraza.

Edição: Vivian Fernandes