ACOMPANHE

Em derrota de Bolsonaro, Renan Calheiros é escolhido relator da CPI da Covid

Comissão, aberta na manhã desta terça (27), irá investigar omissões do governo federal na gestão da pandemia

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Na última segunda-feira (26), a base governista tentou impedir a possibilidade de nomeação de Renan Calheiros (MDB-AL) como relator da comissão
Na última segunda-feira (26), a base governista tentou impedir a possibilidade de nomeação de Renan Calheiros (MDB-AL) como relator da comissão - Reprodução

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 começou a ser instalada no Senado Federal na manhã desta terça-feira (27). Com o início dos trabalhos, a comissão pode encurralar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), acusado de omissão na condução da pandemia no Brasil.

Os parlamentares escolhidos para o cargo de presidente, vice-presidente e relator da comissão foram os senadores Omar Aziz (PSD/AM), Randolfe Rodrigues (Rede/AP) e Renan Calheiros (MDB-AL), respectivamente. 

:: Leia também: CPI da Pandemia deve ouvir Mandetta e Teich, ex-ministros da Saúde ::

No começo dos trabalhos da comissão, senadores da base governista tentaram impedir a instalação da CPI realizando uma série de questionamentos procedimentais e jurídicos. 

Na última segunda-feira (26), tentaram impedir a nomeação de Renan Calheiros (MDB-AL) como relator da comissão.

A liminar que impedia uma possível escolha de Calheiros foi concedida pelo juiz Charles Renaud Frazão de Moraes, da 2ª Vara da Justiça Federal de Brasília, em ação movida pela deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP).

Em seguida, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), afirmou que não acataria a decisão judicial que concedeu liminar. Na manhã desta terça (27), o Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região cassou a liminar proferida pelo juiz de 1ª instância na segunda (26).

Edição: Poliana Dallabrida