Rio de Janeiro

Queda de braço

Flávio Bolsonaro entra na disputa travada pelo governo federal para venda da Cedae

Filho de Bolsonaro e governador do Rio pedem votos contrários ao projeto que suspende leilão da companhia nesta sexta

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Filho do presidente Bolsonaro (sem partido) está ligando para todos os deputados bolsonaristas do Rio e pedindo que votem contra o projeto que suspende leilão da Cedae - Wilson Dias / EBC

Em meio a queda de braço entre deputados da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) e o governo federal sobre adesão do estado ao “novo” Regime de Recuperação Fiscal (RRF) e a venda da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio (Cedae), o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos) foi acionado para entrar na disputa.

Segundo informações do jornal Extra, o filho do presidente Bolsonaro (sem partido) está ligando para todos os deputados bolsonaristas do Rio e pedindo que votem contra o projeto de decreto legislativo (PDL) que suspende o leilão da Cedae, marcado para sexta-feira (30).

O governador em exercício Cláudio Castro (PSC) também está cobrando de seus aliados votos contrários ao PDL.

O PDL, de autoria do presidente da Alerj, André Ceciliano (PT), condiciona a concessão da Cedae à assinatura da renovação do RRF, ou seja, uma garantia de que a venda só seja efetivada após um acordo entre estado e governo federal, diferente do que está sendo proposto hoje. A proposta será votada nesta quinta-feira (29).

Essa foi a maneira encontrada pelos deputados para resistir às rígidas exigências colocadas pelo governo federal para o estado aderir ao “novo” RRF, estabelecidas no decreto do presidente que regulamentou a Lei Complementar nº 178 na última semana. 

Leia mais: Deputados se posicionam contra adesão do RJ ao "novo" Regime de Recuperação Fiscal

Na terça-feira (27), conforme noticiado pelo Brasil de Fato, parlamentares da Alerj se reuniram, através do Colégio de Líderes da Casa, para debater o tema. Durante o debate, Ceciliano e outros parlamentares defenderam que haja representação de todos os poderes nas discussões para que o estado apresente uma nova proposta para aderir ao RRF.

“A equipe econômica já deu seguidas mostras de desapreço pelo Rio. Não podemos entregar a Cedae, a última joia da coroa, sem um contrato devidamente assinado, de papel passado. De boas intenções o inferno está cheio. A Cedae é o único trunfo que temos para garantir um bom acordo para o Estado”, disse o deputado.

Edição: Mariana Pitasse