LEONARDO SAKAMOTO

Ciro e Boulos se encontram para debater planos de ação para eleição ao governo de SP

PCdoB também participa das conversações. Boulos lançou sua pré-candidatura ao Palácio dos Bandeirantes neste mês

|
O PSOL, de Guilherme Boulos, tem conversa agendada com o PT na semana que vem - Foto: Divulgação

Por Leonardo Sakamoto

Guilherme Boulos (PSOL) e Ciro Gomes (PDT) almoçaram, nesta sexta (30), em São Paulo, acompanhados dos presidentes de seus partidos, Juliano Medeiros e Carlos Lupi. No cardápio estava a eleição para o governo do Estado de São Paulo em 2022. Boulos lançou sua pré-candidatura ao Palácio dos Bandeirantes neste mês.

Esse foi o segundo de uma série de encontros que o PSOL pretende fazer com partidos do campo progressista. Um outro almoço já havia sido realizado com o deputado federal Orlando Silva (PC do B).

Um dos objetivos das conversas é construir uma unidade visando à organização de um programa comum para a disputa da sucessão do governador João Doria (PSDB) no comando do Estado de São Paulo. O PSOL tem outra conversa agendada com o PT na semana que vem e também deve se reunir com lideranças da Rede e, novamente, do PC do B, entre outros partidos.

::Sindicatos vão reunir Ciro, Marina, Lula, FHC e Boulos para ato do 1º de maio::

Coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Boulos foi candidato à Presidência da República pelo PSOL, em 2018, e disputou o segundo turno para a Prefeitura de São Paulo com Bruno Covas (PSDB) no ano passado. Recebeu 40,6% dos votos válidos.

Enquanto isso, o ex-prefeito Fernando Haddad é o mais cotado a disputar o governo paulista pelo PT, caso o partido decidir ter candidato próprio. Haddad era o provável nome petista à Presidência da República até Lula recuperar seus direitos políticos com a decisão do Supremo Tribunal Federal que anulou as condenações do ex-presidente ao considerar a 13ª Vara Federal de Curitiba incompetente para julgar os caos e o ex-juiz Sergio Moro, parcial.