Fraude

Clube de futebol Cascavel é acusado de falsificar testes de covid no Paraná

Polícia Civil abre investigação após a federação denunciar prática irregular

Curitiba (PR) |
Técnico do clube pediu demissão - Divulgação

O clube de futebol paranaense FC Cascavel poderá ser processado criminalmente e suspenso do Campeonato Paranaense. O time do oeste do estado é acusado de falsificar e fraudar cerca de 14 testes de covid de atletas, dirigentes, e membros da comissão técnica na partida contra o Athletico Paranaense, no último dia 22, na Arena da Baixada. A Federação Paranaense de Futebol exige que qualquer pessoa que esteja nas praças desportivas no dia de jogos organizados por ela apresente teste negativo, de no máximo 72 horas anteriores à partida.

A Polícia Civil abriu investigação após a Federação alegar que os exames foram falsificados. De acordo com o delegado Luiz Carlos de Oliveira, o inquérito também irá apurar se houve falsificações em outros jogos envolvendo o Cascavel ou outros clubes. No último dia 23, o laboratório contratado pela equipe para os exames confirmou a falsificação de seus laudos e documentos apresentados para a partida contra o Athletico. A empresa ainda revelou que 14 laudos do clube tinham sido adulterados.

Demissão e denuncia

O técnico Luiz Carlos Cruz confirmou que os atletas do Cascavel não haviam realizado os testes contra o Athletico. De acordo com ele, após saber que jogadores Lapa, Castro, Gabriel Oliveira e Enzzo não poderiam entrar em campo em razão da suspeita de adulteração, conversou com os atletas, que afirmaram não terem feito o exame. Ao indagar o presidente do clube, Tony Almeida, sobre a situação, ele teria negado conhecer a situação, mas o técnico pediu demissão. ''Isso é gravíssimo, então entreguei meu cargo. É uma página lamentável na minha vida profissional'', contou ao  site de notícias esportivas Globo Esporte.

Na última quarta-feira (28), o Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná, anunciou que denunciou as 14 pessoas envolvidas na falsificação e o clube. Caso seja punido, o Cascavel pode pagar multa e até ser suspenso, enquanto os demais envolvidos podem ficar um ano fora do futebol profissional. Até o fechamento desta matéria, o clube não se manifestou oficialmente. 

Fonte: BdF Paraná

Edição: Lia Bianchini