Paraíba

MOBILIZAÇÃO

Sindicato dos Correios realiza ato contra privatizações e Reformas nesta quarta (05)

O ato, alusivo à Jornada de Lutas do 1° de Maio, acontece em frente ao COA, no bairro do Cristo Redentor

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Reprodução - Card

O Sindicato dos Correios (SINTECT-PB) realiza, nesta qurata-feira (05), um ato público em apoio aos trabalhadores dos Correios, contra as privatizações e contra a reforma administrativa. A mobilização é alusiva à Jornada de Lutas do 1° de Maio, e ocorrerá a partir das 07:30h, em frente ao COA (Complexo Operacional e Administrativo), no bairro do Cristo Redentor.


:: RESISTÊNCIA | Comitê Paraibano em defesa do serviço público lança nota contra à venda dos Correios | "Por que entregar todo esse patrimônio para o setor privado explorar?", questiona a nota

Veja a nota publicada pelo SINTECT-PB sobre a privatização dos Correios

NOTA DE REPÚDIO A PRIVATIZAÇÃO DOS CORREIOS

Nos colocamos publicamente contra a privatização dos Correios e denunciamos a manobra feita pelo governo genocida de Bolsonaro que, no último dia 20 de abril, na calada da noite, aprovou o requerimento de urgência o Projeto de Lei 591/21, colocando em caráter de urgência o debate da entrega desse importante estatal. Foram 280 votos a favor e 165 contra. Dessa forma, esse PL entra na pauta direto para votação, sem passar por qualquer comissão ou audiência pública.

Com a medida, o governo espera aprovar esta privatização de forma rápida, tentando evitar qualquer pressão por parte dos trabalhadores e da população, que inclusive já se posicionaram contra o processo da venda da ECT e demais empresas estatais. Os abutres se aproveitam de um dos momentos mais difíceis da vida dos brasileiros, que é a pandemia do novo Coronavírus/Covid-19.

A privatização dos Correios é mais um dos crimes em curso que devemos barrar. Trata-se da venda, um negócio de “pai para filho”, de uma lucrativa, eficiente e prospera empresa estatal que emprega milhares de trabalhadores e cumpre com um papel social de gigantescas proporções – um patrimônio do povo brasileiro que rende bilhões aos cofres públicos. Só para 2020, o lucro estimado da ECT foi de mais R$ 1,5 bilhões, com presença em todos os municípios brasileiros. Presente em 5.570 municípios, os Correios entregam, por mês, cerca de meio bilhão de objetos postais, com qualidade operacional. Possuem 11 linhas aéreas de primeira grandeza. São mais de 25 mil veículos e 1500 linhas terrestres em operação de norte a sul, além de empregar cerca de 100 mil trabalhadores, espalhados em aproximadamente 15 mil unidades próprias, entre agências, centros de distribuição, tratamento e logística.

Por que entregar todo esse patrimônio para o setor privado explorar? Quantos trabalhadores perderão seus empregos? Como a população será atendida? Essas são questões de extrema importância e que merecem toda a nossa atenção. Uma coisa temos certeza: quando empresas estatais são privatizadas, bate à porta o desemprego em massa, aumento das tarifas e prestação de má qualidade à população.

Não queremos e nem podemos deixar que a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos seja vendida. Para tanto, o caminho é a mobilização, a unidade da categoria ecetista com os demais trabalhadores, servidores públicos e a população em geral.
Vamos barrar, através da luta, a votação no Congresso Nacional e no Senado brasileiro! Os parlamentares de direita querem privatizar os Correios a todo o custo para atender aos planos do mercado, política que, no nosso País, vem sendo intensificada por Paulo Guedes e o governo genocida, privatista e entreguista de Bolsonaro.
Os Correios são patrimônio do povo brasileiro!
Não à privatização dos Correios! Venha fazer parte dessa luta!

Entidades que compõe o comitê:
ADUFPB (Sindicato dos Professores da UFPB),
CONSULTA POPULAR
CSP CONLUTAS-PB (Central Sindical e Popular)
CTB-PB (Central dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Brasil),
CUT-PB (Central Única dos Trabalhadores),
INTERSINDICAL-PB (Instrumento de Luta e Organização da Classe Trabalhadora)
JORNAL BRASIL DE FATO-PB
LPS (Luta pelo Socialismo)
Mandato Dep. Estadual ANISIO MAIA (PT)
Mandato Dep. Estadual Cida Ramos (PSB)
Mandato Dep. Estadual Estelizabel Bezerra (PSB)
Mandato Ver. MARCOS HENRIQUES (PT-JP)
Mandato Ver. JOSÉ GONÇALVES (PT-PATOS)
Movimento FORA BOLSONARO
SEEB-CG (Sindicato dos Bancários de Campina Grande e Região)
SEEB-PB (Sindicato dos Bancários da Paraíba)
SINDIÁGUA-PB (Sindicato dos Trabalhadores da CAGEPA)
SINDPD-PB (Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados)
SINDJUF-PB (Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal)
SINTECT-PB (Sindicato dos Trabalhadores dos Correios)
SINTEFEP-PB (Sindicato dos Ferroviários)
SINTEF-PB (Sindicato dos trabalhadores do IFPB)
SINTEP-PB (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba)

 

 

Edição: Heloisa de Sousa