Ceará

Solidariedade

Famílias do MST doam alimentos a profissionais de saúde no Ceará

A ação faz parte da programação de aniversário de sete anos de Acampamento Zé Maria Tomé

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
Dentre os itens doados estavam banana, jerimum, mamão, coco, batata, acerola, macaxeira, limão e algumas variedades de ervas medicinais. - Foto: MST CE

Na manhã desta sexta-feira (07), famílias do Acampamento Zé Maria do Tomé, localizado na Chapada do Apodi, em Limoeiro do Norte, doaram cerca de duas toneladas de alimentos a profissionais da área da saúde em hospitais dos municípios de em Limoeiro do Norte e Quixeré.

Dentre os itens doados estavam banana, jerimum, mamão, coco, batata, acerola, macaxeira, limão e algumas variedades de ervas medicinais. A ação faz parte da programação de aniversário de sete anos de Acampamento Zé Maria Tomé e também da comemoração aos 32 anos do MST Ceará. A Campanha tem por objetivo se solidarizar com os profissionais da saúde que estão na linha de frente no combate à pandemia. 

“Essa semana nosso Acampamento Zé Maria do Tomé completou sete anos de lutas, conquistas e resistências, nesse sentido realizamos uma campanha de doação de alimentos da produção das famílias acampadas para os profissionais de saúde que estão doando suas vidas na linha de frente diariamente” afirma Renato Pessoa, dirigente estadual do MST.

A acampada Damiana Bruno expressa a felicidade na ação de solidariedade, “é com muita alegria que a gente ta fazendo essa doação, é uma forma de reconhecer o valor de cada profissional que tem se dedicado assumido a linha de frente, e esses profissionais muitas vezes são invisibilizados, então nosso acampamento reconhece todo esse trabalho”.

Rameres Regis, professor e militante do Movimento 21 (M21) relata “hoje estamos muito felizes com essa ação das famílias Sem Terra do Acampamento Zé Maria do Tomé, é uma ação muito importante principalmente para mostrar para sociedade a necessidade desse modelo de implantação da produção agroecológica”.

Acampamento Zé Maria do Tomé 

No dia cinco de maio de 2014, centenas de famílias do MST ocuparam a terra onde hoje se localiza o Acampamento, na Chapada do Apodi. 
O Acampamento leva o nome de Zé Maria do Tomé, em homenagem ao agricultor, ambientalista que sempre esteve na luta contra a pulverização aérea na Chapada do Apodi e que foi assassinado em 2010 por conta de seu envolvimento na luta contra o uso de agrotóxicos.
 

Edição: Monyse Ravena