Massacre no Rio

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 7 de maio de 2021

Ou você escolhe ter uma polícia ou um bando armado, diz especialista em Segurança Pública, Jaqueline Muniz sobre chacina

Ouça o áudio:

Polícia Civil na favela do Jacarezinho, no Rio de Janeiro - 06 de maio de 2021 - MAURO PIMENTEL / AFP

O relator da ADPF das Favelas, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, cobrou da Procuradoria-Geral da República (PGR) e do Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) a investigação da operação da Polícia Civil na comunidade do Jacarezinho, que culminou na chacina de Jacarezinho, na zona norte do Rio. Fachin quer apurar o descumprimento de Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental pelo estado, na operação mais letal da história do Rio. A ADPF 635 foi referendada pela Corte em junho passado, e com isso limitou operações policiais durante a pandemia nas favelas e periferias do estado a circunstâncias excepcionais.

O ministro afirma ter tido acesso a um vídeo da ação policial que poderia “configurar execução arbitrária” que culminou em chacina. O material foi enviado pelo Núcleo de Assessoria Jurídica Universitária Popular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O órgão pediu ao Supremo que garanta o cumprimento da decisão. A cientista política e antropóloga Jacqueline Muniz, especialista em Segurança Pública da Universidade Federal Fluminense (UFF), denunciou o “desacato ao STF” por parte da Polícia Civil. “Assistimos a uma medição de força. Eles precisam desse espetáculo porque estão disputando orçamento e poder”, apontou em entrevista à edição da manhã do Jornal Brasil Atual.

"A maioria das ações no Rio de Janeiro são planejadas, elas podem ser adiadas, ser planejadas melhor, interrompidas. Quando você chega no terreno e planejou, você tem o controle tático das ações. Ou bem se escolhe ser polícia ou... porque ter um bando armado, matar e produzir violência qualquer um de nós faz. Então nós temos que subir o nível dessa conversa", criticou Muniz. 

Na coluna Plenos Poderes, o jornalista Rodrigo Vianna, faz um balanço da CPI da Covid essa semana, além de avaliar a viagem à Brasília de Lula para articular em defesa do auxílio emergencial de R$ 600, entre outros destaques da semana. 

"Houve depoimentos importantes para construir essa tese de que o Bolsonaro é o grande responsável pelo uso da cloroquina. E uma das teses da CPI é que há interesses comerciais por trás disso. Acho que eles têm alguma pista e estão indo atrás disso", comentou Vianna ao vivo no jornal. 

*Com informações da RBA.

Confira todos os destaques do dia no áudio acima.

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

Edição: Mauro Ramos