Presidência

Verónika Mendoza declara apoio a Pedro Castillo no 2º turno da eleição peruana

Nome do Peru Livre e ex-candidata do Juntos pelo Peru se comprometeram a inaugurar um "novo tempo" no país

|
Pedro Castillo e Verónika Mendoza falaram em mudanças na economia e na Constituição do Peru - Reprodução/@Vero_Mendoza_F

Verónika Mendoza declarou na quarta-feira (5) apoio ao candidato do Peru Livre, Pedro Castillo, na disputa para o segundo turno das eleições presidenciais peruanas, em 6 de junho, contra a direitista Keiko Fujimori, do Força Popular.

Pelo Twitter, a ex-candidata do Juntos pelo Peru apontou a necessidade de "acabar com a máfia" e o "autoritarismo", uma declaração que alude ao período que governou o ex-ditador Alberto Fujimori (1990-2000), pai da concorrente de Castillo nas urnas do segundo turno.

"Hoje, as forças democráticas têm a responsabilidade histórica de se unir para bloquear o caminho à máfia e ao autoritarismo, mas acima de tudo, a oportunidade histórica de construir um Peru onde todas as vozes sejam ouvidas e ninguém fique para trás", disse Mendoza que ficou em sexto lugar no primeiro turno, em 11 de abril. 

Vencedor do primeiro turno com 18,92%, seguido de Keiko Fujimori com 13,41%, Castillo lidera as últimas pesquisas de intenção de voto: 43% a 34%, segundo o Instituto Ipsos. A diferença entre os candidatos neste estudo é de nove pontos percentuais. 

Esta distância é ligeiramente menor do que a registrada na rodada de 15 e 16 de abril, quando o candidato do Peru Livre obteve 42% das menções, contra 31% de sua opositora.

No encontro, Mendoza e Castillo se comprometeram a inaugurar um "novo tempo" no Peru e que a soberania seja recuperada para "construir um novo pacto social por meio de uma Assembleia Constituinte popular". Os políticos também falaram sobre o enfrentamento em relação à grave crise econômica e de saúde que atravessa o país, favorecendo a geração de empregos e "deixando para trás o modelo econômico atual".

Por sua vez, o candidato do Peru Livre assinou um documento de nove pontos no qual promete trabalhar contra a pandemia do coronavírus, dar apoio a cientistas peruanos, fortalecer políticas de combate à corrupção, entre outros.

"O Tribunal Constitucional, a Ouvidoria e os órgãos reguladores do Estado serão fortalecidos para que cumpram seu objetivo: servir ao povo. Nosso objetivo é o bem comum. É hora de dar às pessoas os direitos que lhes eram estranhos. Esse é o meu compromisso", disse.

Além de Mendoza e do Juntos pelo Peru, a Confederação Geral dos Trabalhadores (CGTP), a Assembleia Popular dos Povos e representantes das siglas Frente Ampla, a Federação Departamental dos Trabalhadores (FDTA), a Pátria Vermelha e Partido Comunista também declararam apoio a Castillo. 

Outro apoio a Castillo é do também ex-candidato do primeiro turno Antauro Humala, irmão do ex-presidente Ollanta Humala (2011-2016).

*Com informações da Télam.