GREVE

Sem salário, motoristas ocupam empresa de ônibus para exigir pagamento em MG

Viação Presidente, em São João del Rei, está há três meses sem pagar salários e vale-alimentação, afirmam trabalhadores

Brasil de Fato | São João del Rei (MG) |
Em Minas Gerais, motoristas de ônibus de São João del Rey ocupam sede de empresa desde sexta-feira (7) para cobrar pagamento de salários - Foto: Marcius Barcelos

Trabalhadores da Viação Presidente em São João del Rei, região do Campo das Vertentes em Minas Gerais, seguem em greve e ocupando a sede da empresa nesta segunda (10). A paralisação começou na última sexta-feira (7) de forma espontânea, por volta das 6h, quando os motoristas e funcionários perceberam que, pelo terceiro mês consecutivo, não receberiam o salário e vale-alimentação. 

"Chegou a informação, por parte da administração [da Viação Presidente], que o pagamento seria feito. Mas deu o quinto dia útil, véspera do dia das mães, e não caiu, acumulando três meses. Muitos não aguentaram mais e foi o estopim, motivo dessa paralisação", relata um funcionário da empresa há dois anos.

O serviço de transporte público, que é realizado na cidade unicamente pela Presidente, também foi paralisado pelos trabalhadores desde sexta (7). A reivindicação é que a empresa converse diretamente com os funcionários e quite os salários e vale-alimentação atrasados. Segundo os trabalhadores, a Presidente vinha negociando o parcelamento dos salários, mas não cumpriu. A situação acontece desde o final de 2020.


Ônibus da Viação Presidente na garagem da empresa, onde acontece a ocupação / Foto: Marcius Barcelos


Mesmo no Dia das Mães, último domingo (9), ocupação teve a presença de muitos trabalhadores / Foto: Marcius Barcelos

De acordo com eles, a Viação Presidente ainda não se manifestou sobre o pagamento. O Brasil de Fato também procurou a empresa, mas não tivemos retorno até o fechamento da matéria.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Ocupação ganha apoio

A ação dos motoristas gerou solidariedade por parte de outros sindicatos da cidade, que estão presentes na ocupação como apoio. "Desde o início da pandemia começaram os problemas da empresa com pagamento de salários”, afirma Jordano Carvalho, secretário geral do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de São João del Rei (SindMETAL).

:: Saiba quais são as produções de rádio do BdF MG e como escutar ::

O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (SindUTE), subsede de São João del Rei, também lançou um vídeo de apoio aos funcionários em luta.

Fonte: BdF Minas Gerais

Edição: Rafaella Dotta e Elis Almeida