POLÍTICA

Apib entra com representação criminal no MPF contra presidente da Funai

Ação aconteceu após Sônia Guajajara, coordenadora da organização, ser intimada pela Polícia Federal

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Inquérito contra Guajajara foi aberto na polícia por parte da Funai - Reprodução/Funai

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) entrou com uma representação criminal contra o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Xavier, na última terça-feira (11). 

Ao Ministério Público Federal (MPF), a articulação pede que seja instaurado um inquérito solicitando a condenação do presidente da Funai por denunciação caluniosa em relação à Apib e à Sônia Guajajara, coordenadora da organização.

De acordo com trecho da representação, a Apib “requer o recebimento da presente representação, bem como a instauração do competente inquérito, visando ao final a condenação do presidente da Funai, Sr Marcelo Augusto Xavier da Silva, pelo cometimento do crime previsto no artigo 339, do Código Penal”.

Para a Articulação, Xavier cometeu um crime quando usou o aparato do órgão para promover uma perseguição quando, em 26 de abril, a Polícia Federal (PF) intimou Guajajara a depor em um inquérito aberto na polícia por parte da Funai, por exemplo.

:: Após pedido da Funai, PF convoca Sônia Guajajara por criticar o governo federal ::

A Fundação acusou a Apib de difamar o governo federal na websérie Maracá, que tem como objetivo denunciar violações de direitos cometidas contra povos indígenas durante a pandemia de coronavírus.

Em 5 de maio, a Justiça Federal do Distrito Federal determinou, a pedido da Articulação, a anulação do inquérito. 

 

 

Edição: Leandro Melito