Rio Grande do Sul

BATE-PAPO ONLINE

Pâmela Amaro recebe convidadas na live ‘No Avesso Do Samba’ desta quinta-feira

A sambista gaúcha conversa com Mestra Marcia Cunha e Luciana Carvalho, lideranças do Jongo Mistura da Raça (SP)

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Atriz, cantora, musicista e arte-educadora Pâmela Amaro convida mulheres especialistas na arte do jongo - Foto: Luis Ferreirah

"No Avesso do Samba" são lives de bate-papo em que a sambista Pâmela Amaro convida mulheres que são lideranças e referências dentro do universo da música, em diversas áreas como nas culturas populares, na produção musical, na pesquisa e na criação artística.

As lives ocorrem no Instagram da artista, nos dias 13 de cada mês, em alusão ao 13 de abril, Dia da Sambista, data de aniversário de Dona Yvonne Lara, e também da sambista gaúcha Zilah Machado, homenageando mulheres no samba.

Nesta quinta-feira (13), data marcada historicamente pela Abolição da Escravatura, também Dia de Pretos Velhos, Pâmela recebe Mestra Marcia Cunha e sua filha Luciana Carvalho, ambas lideranças do grupo de Jongo Mistura da Raça (SP), para conversar sobre a tradição do jongo, dança de louvação à ancestralidade africana. A transmissão será a partir das 21h pelo Instagram.

A primeira live contou com as presenças da jornalista produtora cultural Silvia Abreu e da sambista carioca Nilze Carvalho contando sobre suas experiências artísticas. Os encontros têm por objetivo enriquecer o processo criativo do disco Samba às Avessas, primeiro álbum autoral da cantora e compositora que tem patrocínio da Natura Musical, por meio da Lei Estadual de Incentivo (LIC).

Sobre as convidadas

Marcia Cunha é “Cantadora”, professora, arte-educadora, figurinista e orientadora de jongo. Também é professora e já exerce essa profissão há mais de 20 anos. Na infância, em Barra do Piraí, onde possui suas raízes, já se identificava com o jongo, pois no bairro onde morava existia um grupo, tendo a oportunidade de conviver com vários mestres e portadores dos saberes jongueiros.

Se junta ao Mestre Laudení de Souza e, por essa identificação, passa a assessorá-lo na organização dos eventos envolvendo a cultura afro-brasileira, promovidos por ele. Muda-se para São José dos Campos, onde, com sua família, cria o Grupo de Jongo Mistura da Raça. Além de ser o braço direito do Mestre, Márcia é, também, base do grupo, atuando como cantadora, figurinista e orientadora da dança, dentre outros.

Como integrante do grupo, Márcia destaca-se como liderança, participando juntamente com o Mestre nas Reuniões de Articulação do Pontão de Cultura do Jongo/Caxambu, assim como em Oficinas e Seminários organizados pelo coletivo jongueiro denominado Jongo do Sudeste, no qual também está inserida, bem como das Reuniões de Articulação do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Márcia exerce papel de extrema importância dentro do Grupo de Jongo Mistura da Raça, seja nos eventos que o mesmo promove, seja nas vivências promovidas em instituições de ensino e casas de cultura, dentro e fora da cidade de São José dos Campos.

Luciana Carvalho, 28 anos, mulher preta jongueira, da Barra do Piraí (RJ). Atualmente, moradora de São José dos Campos (SP). É jongueira desde os oito anos de idade e considera que o jongo sempre esteve/está presente na sua casa, pois nasce de uma família tradicional jongueira, onde o jongo é vivenciado diariamente e transmitido oralmente dos mais velhos para os mais novos.

Atua como liderança no Grupo de Jongo Mistura da Raça, juntamente com seus pais, Mestre Laudení de Souza e Márcia Cunha, também é agente cultural no ponto de Cultura da sua comunidade, onde apresenta a cultura não somente do jongo, mas também capoeira, samba de roda e maracatu.

Grupo de Jongo Mistura da Raça

O Grupo de Jongo Mistura da Raça fomenta a cultura Afro-brasileira em São José dos Campos, há 19 anos, difundindo elementos socioculturais à população em vivências de transmissão e construção de conhecimento e rodas de jongo envolvendo fundamentos, tradições, toques de tambor, pontos e danças cultivados pela comunidade. Idealizou o Ponto de Cultura Jongo Mistura da Raça, espaço físico localizado no bairro Jardim Coqueiro, Zona Leste de São José, onde, além das atividades ligadas ao jongo, Consciência Negra e festas populares, oferece à população oficinas culturais, apresentações artísticas e ações socioeducativas.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira