Rio de Janeiro

Vacina

Prefeitura do Rio antecipa calendário de vacinação, mas adia segunda dose

Homens de 48 e 47 anos e mulheres de 47 e 46 anos dos grupos prioritários serão vacinados; remessas estão atrasadas

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
A previsão é de que a nova remessa da vacina, estimada em cerca de 90 mil doses, chegue na sexta (14) para dar sequência à vacinação - Tânia Rêgo/Agência Brasil

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro decidiu antecipar o calendário da primeira dose da vacinação contra a covid-19. Nesta quinta-feira (13), homens de 48 e 47 anos dos grupos prioritários serão vacinados. Já o período da tarde será voltado para as mulheres de 47 e 46 anos, também dos grupos prioritários. 

Na sexta-feira (14), serão vacinados os homens dos grupos prioritários com 46 anos e, no sábado, as mulheres de 45 anos.

Leia também: Cuba inicia primeira etapa de vacinação com fórmula própria contra a covid-19

Mesmo antecipando a primeira dose, o município vai atrasar a segunda dose para idosos de 64 e 65 anos, que estava prevista para esta quinta (13). Isso porque a cidade não recebeu mais imunizantes da CoronaVac do Ministério da Saúde.

A previsão é de que a nova remessa da vacina, estimada em cerca de 90 mil doses, chegue na sexta (14) para dar sequência à vacinação.

Os grupos prioritários atendidos nesta etapa da vacinação, segundo a prefeitura, são pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores da saúde e guardas municipais envolvidos diretamente nas ações de combate à covid-19, ações de vigilância das medidas de distanciamentos social em contato direto e constante com o público. 

Pessoas com síndrome de down e doença renal crônica em diálise a partir dos 18 anos podem se vacinar em qualquer dia, independentemente da faixa etária.

Leia mais: Últimas notícias da vacina: somente grávidas com comorbidades devem ser vacinadas

Gestantes e puérperas com comorbidades a partir de 18 anos também podem se vacinar em qualquer dia, mas precisam apresentar laudo médico detalhado justificando a recomendação e avaliação da relação risco-benefício para a vacinação, além da assinatura do termo de esclarecimento disponível no site da Prefeitura do Rio.

Edição: Mariana Pitasse