Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Política

LGBTfobia

O discurso que provoca mortes

Aumentam casos de assassinatos de LGBTQIA+s e LGBTfobia no Paraná e no Brasil

13.maio.2021 às 09h49
Curitiba (PR)
Gabriel Carriconde

Entre 2015 e 2017, um LGBTQIA+ foi agredido por hora, segundo dados do SUS - Foto: Giorgia Prates

Lindolfo, Luara, Milena, Emmanuely, Luana, Madeleine. Nomes de trans, lésbicas e gays que tiveram destino trágico por fazerem parte da população LGBTQIA+. Casos que vão aumentando as estatísticas e sendo referendados pelo discurso de ódio e intolerância e destruição de direitos no atual momento político. Só em 2020, cerca de 175 transexuais foram assassinadas no Brasil, de acordo com a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), aumento de 48% diante de 2019. Entre 2015 e 2017, um LGBTQIA+ foi agredido por hora, segundo o Sistema Único de Saúde (SUS).

E a lista de nomes que sofrem violências aumenta a cada dia no Paraná. O corpo de Lindolfo Kosmaski, ativista LGBTQIA+ que atuava junto ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), foi encontrado carbonizado no sábado (1º de maio), em São João do Triunfo (PR). Tinha 25 anos e foi candidato a vereador na cidade em 2020. Manifestantes protestaram contra a morte no domingo, 9. Três suspeitos já estão presos. Toni Reis, diretor-presidente da Aliança Nacional LGBTI, acredita em crime ligado ao preconceito. "Para nós está claro o crime de LGBTfobia, inclusive mataram e queimaram o corpo", diz.

Órgãos de segurança do Paraná investigam ainda a morte de mais dois homossexuais e a possibilidade de os crimes estarem interligados. O enfermeiro David Levisio, 30, era do interior do estado e morava em Curitiba. O corpo dele foi encontrado por amigos em seu apartamento, no bairro Lindoia, em 30 de abril. Já Marcos Vinício Bozzana da Fonseca, 25, era de Campo Grande (MS) e cursava medicina em Curitiba desde 2017. Amigos também estranharam seu desaparecimento e chamaram a polícia após irem até o apartamento dele e encontrarem o imóvel trancado. "Em todos os casos houve requintes de crueldade. A pessoa não queria somente matar, mas despejar ódio", afirma Reis.

Homofobia nos palanques

Em Maripá, no Extremo-Oeste do Paraná, um vereador do Cidadania, Donaldo Seling, atacou o ator e humorista Paulo Gustavo, que faleceu por Covid-19 no último dia 4. Na Câmara da cidade, no dia 5, Seling disse em tom de deboche que "esta coisa moderna não serve para mim: um é marido e o outro é marido também, não podemos pregar esse tipo de coisa. Tem que saber quem seria a mulher dos dois, para poder agradecer no dia dos pais. Quem é a mãe das duas?". Ainda completou dizendo: "Não podemos perder o que há no coração de uma mãe, o que há de mais bonito de uma família unida: pai e mãe, não marido com marido ou marida com marida. Não sei como fala essa porcaria, do tanto que odeio isso".

O discurso provocou manifestações em apoio à comunidade LGBTQIA+s. Na segunda (10), ativistas ocuparam os assentos do plenário para protestar. Ação também foi movida no Ministério Público. O problema é que esse discurso encontra eco entre apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, como o apresentador Sikêra Jr e deputado estadual do Paraná Delegado Jacovós (PL).

Para Toni Reis, discursos de ódio sempre existiram, mas faz um alerta. "O discurso não mata, mas afia a faca. Antes dos campos de concentração, os nazistas criaram uma narrativa de perseguição a minorias". Ele diz que todos os discursos e denúncias de propagação de homofobia vêm sendo judicializados pela Aliança Nacional LGBTI.

Trans sofrem mais

Para a psicóloga e ativista do grupo Mães pela Diversidade Denise Villarinho, esses discursos estimulam a violência. "A violência tem sido legitimada no governo Bolsonaro. Na própria festa de vitória dele há carro gritando pelas ruas: 'viado vai morrer'. As pessoas receberam o aval para manifestar esses discursos de ódio", cita.

Já para Renata Borges, produtora cultural e ativista da Associação Nacional de Transexuais, as mulheres trans são as que mais sentem as políticas de desmonte de direitos de Ratinho Jr e Bolsonaro. De acordo com dados da Antra, mais de 90% da população trans está em situação de prostituição. A expectativa de vida de uma mulher trans é de 35 anos. Se for negra, cai para 28 anos.

"Para a população trans não consigo ver um futuro melhor", diz. A ativista ainda denuncia o desmonte do Centro de Pesquisa e Atendimento para Travestis e Transexuais, que que atende na Secretaria de Saúde do Paraná, e desenvolve políticas de saúde pública para transexuais. "O governo Ratinho Jr vem reproduzindo todas as medidas do governo Bolsonaro de desmonte. Não aguento mais enterrar minhas colegas e vê-las morrerem sem atendimento médico e violentadas", denuncia. 

Editado por: Fredi Vasconcelos e Lia Bianchini
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Escalada do conflito

Ataque ao Irã segue lógica de mentiras usadas na guerra do Iraque, diz especialista

Desigualdade

Governo Milei comemora queda da inflação enquanto povo sofre com demissões e renda em queda

DISPUTA DE NARRATIVA

Acnur afirma que Venezuela tem 6 milhões de refugiados e Caracas responde: ‘máfia a serviço da Usaid’

Ataques a imigrantes

Trump culpa imigrantes por crise econômica para encobrir bilionários, diz editora de projeto internacional

CINEMA

Santa Cruz valoriza memória e mantém olhos no mercado com festival

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.