EXPECTATIVA

Prefeitura do Rio pretende retomar grandes eventos como Réveillon e Carnaval

O prefeito Eduardo Paes (DEM) atrela a retomada das atividades ao novo calendário de vacinação do município

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

A meta é vacinar 90% da população adulta até o fim de outubro - Foto: Fabio Motta/Prefeitura do Rio

Durante a divulgação do 19° boletim epidemiológico da covid-19, no Centro de Operações do Rio, nesta sexta-feira (14), o prefeito Eduardo Paes (DEM) anunciou que o município pretende imunizar, até outubro, 90% da população adulta com pelo menos a primeira dose da vacina.

A previsão é que, a partir de junho, todos os cariocas com 18 anos ou mais recebam o imunizante. Com o novo calendário, a prefeitura espera realizar grandes eventos como Réveillon e Carnaval.

“Vamos mover montanhas para fazer com que esse novo cronograma possa ser cumprido. Todo mundo já foi lá olhar no calendário o dia que vai se vacinar. Queremos voltar a ter Réveillon e Carnaval, com as pessoas podendo se abraçar. Mas não custa lembrar que isso tudo depende da chegada das vacinas”, disse Paes.

O novo calendário só pode ser cumprido se o Ministério da Saúde seguir os prazos de entrega anunciados no Programa Nacional de Imunizações (PNI).

A Prefeitura estabeleceu metas mensais de vacinação para o novo cronograma. O objetivo da SMS é imunizar 40% da população adulta em maio, 50% em junho, 60% em julho e assim por diante, até alcançar a marca de 90% em outubro. Caso o plano se concretize, o município terá vacinado mais da metade de sua população total em agosto.

Leia mais: Veja como comprovar problemas de saúde para nova fase de vacinação

Desde março de 2020, o município do Rio totalizou 295.678 casos de covid-19, com 25.088 óbitos. Somente em 2021, são 95.669 casos e 6.631 mortes. A taxa de letalidade deste ano está em 6,9%, e a de mortalidade em 99,5 a cada 100 mil habitantes. A incidência da doença é de 1.436,2/100 mil.

Na última semana, 33 novos casos de variantes do vírus foram identificados na cidade, todos moradores locais. Desde a identificação do primeiro registro de novas cepas, são 393 casos no município, sendo 332 residentes. São 322 casos da variante brasileira (P.1) e dez da britânica (B.1.1.7).

As medidas de restrição para conter o avanço da covid-19 publicadas no dia 7 de maio se mantêm até quinta-feira (20).
 

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Jaqueline Deister