Sétima Arte

Trilogia de documentários expõe as ilegalidades da lava jato

Brasil de Fato conversou com uma das idealizadoras do projeto; ouça a entrevista e leia os detalhes

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Detalhe de uma das artes da série documental - Comitê Lula Livre

Já estão disponíveis na Internet todos os episódios da trilogia de documentários “As verdades da Lava Jato”, produção do Comitê Lula Livre. Os filmes traçam uma linha do tempo da operação, marcada por ilegalidade. 

Continua após publicidade

Em conversa com o Brasil de Fato (ouça na íntegra no tocador de áudio abaixo do título desta matéria), a coordenadora de comunicação do Comitê, Ana Flávia Marques, afirma que a série é uma forma de promover, por meio da cultura, o entendimento sobre as injustiças que permearam a Lava Jato.

"A gente sabe que o povo brasileiro tem muito a questão da oralidade. Foi uma das modalidades para a gente explicitar o que estava por trás desse debate", explica ela que ressalta o caráter de reflexão e busca por reparação nos filmes.

No primeiro episódio, "Moro: Mais que suspeito", o papel fundamental do ex-juiz Sérgio Moro na condução da operação é assunto central. A segunda parte, "Submundo – A conspiração da Lava Jato contra Lula" traz a teia montada para tirar os direitos políticos do ex-presidente.

Por fim, a trilogia encerra com uma análise sobre as ilegalidades cometidas pelos envolvidos na Lava Jato. O episódio é conduzido pela cantora, compositora e atriz Doralyce e pelo MC escritor Lucas Alfonso, ambos militantes da defesa do ex-presidente.

Segundo Ana Flávia, a série aborda todos os aspectos chave do processo, em uma tentativa de compreensão do risco que as instituições democráticas correram ao fecharem os olhos para os abusos da operação, "Nos precisávamos contar uma história que tem começo, meio e fim. Nosso objetivo era mostrar essa narrativa como um todo",

Confira abaixo as sinopses dos episódios e assista a trilogia completa.

Moro: Mais que suspeito
O documentário Moro: Mais que Suspeito traz com base em provas, depoimentos de juristas, trechos de entrevistas e autos do processo de suspeição, as ações que provam a parcialidade do ex-juiz Sergio Moro. O objetivo do curta-doc é conectar todas as evidências de forma que a suspeição do ex-juiz se torne ainda mais evidente e totalmente ausente de dúvidas. 

 

Submundo – A conspiração da Lava Jato contra Lula
O documentário “Submundo – A conspiração da Lava Jato contra Lula” mostra em detalhes as distorções e as farsas que procuradores da Lava Jato e o ex-juiz Sergio Moro produziram com o objetivo de ludibriar a opinião pública e destruir a reputação e a biografia do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


Crimes da Lava Jato – um jogo de cartas marcadas
“Crimes da Lava Jato – um jogo de cartas marcadas” é o último filme da trilogia de curta-documentários e resgata com precisão os crimes cometidos por Moro e Dallagnol e também pelos procuradores da Operação.

 

Edição: Camila Salmazio