CRIME HEDIONDO

Deputados do RJ revogam Medalha Tiradentes concedida a Jairinho em 2007

Preso pela morte do enteado, vereador recebeu honraria por se "preocupar com a área da infância e juventude"

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

A medalha foi entregue a Jairinho em 2007 a partir de iniciativa do ex-deputado Antonio Pedregal (Avante) - Tânia Rego/ Agência Brasil

Os deputados fluminenses revogaram nesta quarta-feira (19) a Medalha Tiradentes, maior honraria do estado concedida pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) ao vereador Dr. Jairinho. A medalha foi entregue a Jairinho em 2007 a partir de iniciativa do ex-deputado Antonio Pedregal (Avante).

Leia mais: Miliciano homenageado por Flávio Bolsonaro pode perder Medalha Tiradentes

A proposta de retirar a homenagem a Jairinho, preso desde abril por suspeita de ter assassinado e torturado o enteado, o menino Henry Borel, de 4 anos, foi feita pelo deputado estadual Noel de Carvalho (PSDB). 

“A honraria da Medalha Tiradentes é destinada a pessoas estimadas e relevantes da causa pública do Estado do Rio de Janeiro e para isso não é cabível que pessoas envolvidas em escândalos tão brutais, como é o caso do possível assassinato ou acusações de agressões", justificou o parlamentar tucano.

Leia também: Câmara Municipal do Rio abre processo de cassação de Jairinho

Em 2007, ao entregar a Medalha Tiradentes, o então deputado Antonio Pedregal afirmou que Jairinho mereceria a honraria porque "o vereador, como médico, se preocupava com a falta de uma política séria de prevenção na área da infância e da juventude".

"Um jovem de extrema seriedade no cumprimento do dever. Um cidadão que não mede esforços quando se trata de colaborar para o progresso da nação. Respeitado e admirado por sua trajetória política, o vereador Dr. Jairinho é merecedor da mais alta honraria concedida por esta Casa de Leis. Esta homenagem expressa o reconhecimento do povo do Estado do Rio de Janeiro a um de seus mais valorosos cidadãos", justificou à época.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Eduardo Miranda